Título: Câmbio leva BNDES a dar ajuda emergencial
Autor: Grabois, Ana Paula
Fonte: Valor Econômico, 06/06/2007, Brasil, p. A7

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai socorrer as empresas afetadas pela valorização do real em relação ao dólar dentro do pacote de medidas a ser lançado pelo Ministério da Fazenda. "A filosofia das medidas é dar um suporte emergencial aos setores, mas com uma diretriz importante de estímulo à reestruturação", disse o presidente do banco de fomento, Luciano Coutinho. A ajuda virá em forma de concessão de crédito com condições mais favoráveis, incluindo o financiamento às exportações das empresas.

O dólar barato tem afetado diversos segmentos exportadores do país, como calçados e vestuário, intensivos em mão-de-obra. A valorização cambial tem ainda causado a redução das vendas da indústria nacional voltada ao mercado interno devido à concorrência com os produtos importados.

O apoio financeiro do BNDES deverá ser acompanhado pela modernização e implementação de inovações tecnológicas, com o objetivo de tornar as empresas mais competitivas em relação aos concorrentes externos. "Será embutido um suporte à inovação para que as empresas, mais eficientes, possam se reciclar, investir e avançar", disse Coutinho. A intenção é estimular a geração de empregos e a contratação - pelas empresas apoiadas - dos demitidos naquelas que fecharam suas portas.

O presidente do BNDES chegou a defender o fim do processo de valorização cambial. "Seria faltar a verdade não reconhecer que (o real valorizado) atrapalha. É desejável evitar mais apreciação cambial? Acho que sim, mas tenho confiança que o Ministério da Fazenda e o Banco Central estarão atentos a esse processo de evitar o aprofundamento da apreciação cambial", afirmou Coutinho.

Há um mês no cargo, Luciano Coutinho anunciou que fará mudanças na estrutura do banco de forma cuidadosa. "O banco tem recebido um volume crescente de consultas. O desempenho, em termos de resultado e de desembolsos, está em ascensão. É preciso tomar cuidado para mexer no carro com ele em movimento", disse.

Ontem, o BNDES anunciou o aumento do nível de exigências ambientais para aprovar financiamentos. Os empréstimos aos setores da agropecuária e da silvicultura serão concedidos apenas se estiverem de acordo com os compromissos do zoneamento econômico-ecológico. O banco também vai restringir projetos que causem desmatamento. O maior grau de exigência, segundo Coutinho, não causará atrasos no andamento dos pedidos. "É necessário fazer isso, sem perder a eficiência, sem aumentar os prazos de análise."