Título: Polícia prende suspeito de chefiar máfia dos jogos
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 06/06/2007, Política, p. A8

A Polícia Federal anunciou a prisão de mais duas pessoas supostamente envolvidas com a máfia dos caça-níqueis desarticulada ontem pela Operação Xeque-mate. Nilton Cézar Servo e seu filho, Victor Servo, foram detidos na tarde de ontem, por volta das 14h, em Uberlândia (MG). Com isso, sobe para 79 o número de presos na operação. Servo - apontado como suposto chefe da máfia dos jogos - é investigado pela PF por ser dono de máquinas de caça-níqueis em vários Estados. Os dois vão ser levados para Superintendência da PF em Campo Grande (MS), onde ficarão presos e prestarão depoimentos. Servo teria ligações com o irmão mais velho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Genival Inácio da Silva, o Vavá, que foi indiciado pela PF por tráfico de influência no Executivo e exploração de prestígio no Judiciário.

A polícia também investiga um suposto pagamento a Vavá por Nilton Servo, candidato derrotado a deputado federal pelo PSB de Mato Grosso do Sul. Segundo a PF, Servo era sócio de Dario Morelli Filho em uma casa de jogos na Baixada Santista. Compadre de Lula, Morelli também foi preso na Operação Xeque-mate e indiciado por corrupção ativa e formação de quadrilha.

Morelli foi afastado ontem do cargo de assessor técnico da Companhia de Saneamento de Diadema (Saned), administrada pelo PT. Segundo informações não confirmadas pelo Palácio do Planalto, Morelli trabalharia também como segurança de parentes de Lula.

Benedito Tolosa, advogado de Vavá disse ontem, em São Paulo, que seu cliente nada tem a ver com o que está sendo investigado pela Operação Xeque-mate, da Polícia Federal. O advogado voltou atrás na declaração que havia feito à tarde e mudou o autor da ligação que teria colocado Vavá como um dos investigados da Operação Xeque-Mate, da Polícia Federal.

Tolosa afirmou que a conversa, gravada há três meses, teria ocorrido entre Dario Morelli Filho e Vavá. Mais tarde, Tolosa disse que se enganou, e confirmou a versão dada pelo filho de Vavá, Edison Inácio da Silva, na segunda-feira. O autor da ligação teria sido Nilton César Servo: " Eu tinha uma informação errada, agora confirmei com o Edison e com o Genival " . (Com agências noticiosas)