Título: "Vavá é um ingênuo", diz Lula
Autor: Agostine, Cristiane e Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 13/06/2007, Política, p. A10

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu ontem em defesa de seu irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá, acusado de fazer lobby a empresários junto ao governo, e disse que ele está mais para " ingênuo do que para lobbista " . Lula relatou ter visitado Vavá há 15 e o encontrou " abatido e envelhecido " . O presidente criticou o vazamento de informações sobre as investigações à imprensa e relacionou a divulgação de escutas telefônicas às brigas internas da Polícia Federal.

" Não acredito (que Vavá) seja lobista. Ele está mais para ingênuo do que para lobista " , disse o presidente ontem à noite, em uma rápida entrevista coletiva, antes da abertura do 7 Congresso da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em Guarulhos (SP). " Quero saber se há algum atendimento, alguma coisa do Vavá em algum órgão do governo, para mostrar que ele não era lobista. Eu duvido que tenha alguma coisa do Vavá. " Lula afirmou ter recebido as denúncias envolvendo seu irmão com " surpresa " . " Duvido que Vavá tenha conseguido fazer algum lobby. Obviamente aqui pode estar a paixão do irmão " . O presidente reiterou por diversas vezes que já havia avisado seu irmão dos riscos que poderia correr caso cedesse às pessoas que o procuravam em busca de favores.

O presidente disse que " tem um carinho todo especial " por Vavá: "Ele é uma espécie de paizão da família, cuida de todo mundo". Em relação ao suposto alerta a Vavá feito por frei Chico, um outro irmão seu, o presidente disse " não ter controle sobre Frei Chico " , mas acredita que os dois irmãos conversaram. " Frei Chico é na verdade dois anos mais velho do que eu e ele é que deveria ter controle sobre mim e não eu sobre ele " , disse, bem humorado. " Eu quero mais é que os dois conversem. Eles são irmãos, têm que conversar " .

A grande crítica do presidente foi em relação à Polícia Federal, que está " equivocada " em algumas ações. " Dependendo se houver briga política as pessoas vão pingando em um jornal uma coisa, em outro jornal outra coisa, e as pessoas sem direito de se defender são execradas, condenadas aos olhos da opinião pública " , analisou. " Na medida em que a Polícia Federal é uma instituição que tem poder enorme, aumenta a responsabilidade. E não é possível que problemas internos dentro da Polícia Federal tenham como vítimas o trabalho legal que ela faz " , criticou. Lula disse ainda que " cabe ao delegado investigar " e não " passar (informações) à imprensa. "

Lula disse que, caso Vavá seja considerado culpado, terá de " pagar pelo o que aconteceu " . Em uma comparação, o presidente disse que ao pedir a quebra de sigilo telefônico, a Polícia Federal se preparou para encontrar " um cardume de pintado " , mas acabou " achando um lambari " - disse, referindo-se a Vavá. " Qual é a vantagem? É que o lambari é o irmão do presidente. "

O advogado Iberê Bandeira de Mello disse que a voz de José Ferreira da Silva, o frei Chico, irmão do presidente, é "irreconhecível" na gravação de uma conversa entre ele e Vavá. A conversa foi feita durante as investigações da Operação Xeque-mate, que desarticulou uma suposta máfia de caça-níqueis.

Bandeira de Mello afirmou, entretanto, que frei Chico não tem dúvida que a voz na gravação é dele mesmo. "A voz está irreconhecível. Mas depois de ouvir várias vezes a gravação dá para confirmar que a voz é dele [frei Chico]". Questionado sobre o motivo de Vavá afirmar que não sabia de quem era a voz na gravação, Bandeira de Mello afirmou desconhecer o assunto. "Não sei".

Nelson Passos Alfonso, advogado de Vavá, diz que seu cliente não reconheceu a voz do irmão. "Não confirmo nem desminto. Meu cliente não reconheceu a voz. Ouviu somente pela TV. Não deu para reconhecer", disse por telefone. (Com agências noticiosas)