Título: Conselho de Ética define depoimentos do caso Renan
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 13/06/2007, Política, p. A10

O presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), decidiu marcar para hoje a reunião em que será elaborado o cronograma de trabalho. A decisão foi tomada depois de encontro com Epitácio Cafeteira (PTB-MA), relator do processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL) no Senado. Sibá afirmou que, pessoalmente, é contra a convocação da jornalista Mônica Veloso. Ressaltou, entretanto, que a decisão caberá ao plenário do conselho. "Eu não recomendo uma oitiva da Mônica Veloso. O que importa, agora, são os documentos", frisou.

Na manhã de ontem, o petebista afirmou que só vai decidir se convoca ou não para depor a jornalista Mônica Veloso, com quem Renan tem uma filha, depois de ler a defesa do senador. Segundo denúncia publicada pela revista "Veja", o presidente do Senado pagaria a pensão da criança por meio do funcionário da empreiteira Mendes Junior Cláudio Gontijo.

Cafeteira deve receber hoje a carta do P-SOL na qual o partido pede que sejam ouvidas pessoas envolvidas nas denúncias contra Renan. Entre elas, estão a própria Mônica Veloso e Gontijo, além de servidores da Receita Federal que possam dar informações sobre o patrimônio de Renan e de seus assessores.

"Há um elenco de pelo menos dez pessoas que, com serenidade, devem ser ouvidas. Isso deve ser colocado como tarefa do Conselho de Ética na tramitação regimental do processo disciplinar. O que nós não queremos é o arquivamento sumário do processo", disse o líder do P-SOL na Câmara dos Deputados, Chico Alencar (RJ).