Título: Grupo chega à Europa com compra de 45% de processadora de frutos do mar
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 13/06/2007, Empresas, p. B10

O MPE vai abrir uma operação na Europa. O grupo carioca está em fase final de negociação para comprar 45% do capital da Noveau Jardin de la Mer, empresa processadora de frutos do mar com sede na região da Normandia. O negócio, cujo valor não foi revelado, permitirá à empresa ter acesso ao mercado francês com produtos de maior valor agregado, disse Mário Aurélio da Cunha Pinto, diretor-superintendente do grupo MPE.

A projeção é de que a Noveau Jardin de la Mer fature 30 milhões de euros, em 2007. Considerando-se a receita estimada, o grupo brasileiro teria pago cerca de 13,5 milhões de euros para ficar com 45% do negócio, do qual compartilhará o controle com um sócio espanhol, que terá outros 45% do capital. Empresários franceses ficarão com os 10% restantes.

A empresa francesa irá processar o camarão exportado pela Valença da Bahia Maricultura, companhia controlada pela holding do grupo que reúne as atividades de agribusiness, a MPE Participações em Agronegócios S.A. A Valença Maricultura explora, na Bahia, quatro fazendas com cerca de 1,1 mil hectares de viveiros para a criação de camarões em cativeiro. Atualmente a empresa já exporta para a França o camarão em casca, sem cabeça, em volumes que chegam a 100 toneladas por mês.

Renato Ribeiro Abreu, diretor-presidente do MPE, disse que a exportação já chegou a 300 toneladas mensais mas caiu por força da valorização do real frente ao dólar, que desestimulou os embarques para o exterior. Atualmente, segundo ele, vale mais a pena vender o camarão no mercado interno. Ele afirmou que a Valença Maricultura tem contrato com a Sadia por meio do qual fornece cerca de 60 toneladas/mês de camarão beneficiado para venda em restaurantes e hotéis. No total, a Valença produz entre 3,8 mil e 4,4 mil toneladas de camarão por ano.

Segundo o executivo, a empresa francesa também vai importar lagostas, de Cuba, além do camarão do Brasil. Outro produto vendido pela Noveau Jardin de la Mer serão as vieiras produzidas na França. (FG)