Título: Mantega quer manter meta de inflação
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 05/06/2007, Brasil, p. A3

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, mostrou-se favorável à manutenção da meta de inflação de 2009 em 4,5%, o mesmo alvo definido para o ano passado, para este ano e para 2008. "Desde que foi implantada, nós tivemos um resultado muito positivo para a economia, compatibilizando juro cadente, inflação sob controle e crescimento."

No fim deste mês, o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reúne para fixar a meta de 2009. O ministro é um dos três integrantes do CMN, do qual também fazem parte o ministro do Planejamento e o presidente do Banco Central (BC). Com a inflação correndo na casa de 3% em 12 meses, há quem defenda a redução do alvo para 2009 de 4,5% para 4% - a proposta conta com a simpatia do BC.

Mantega deixou clara sua preferência pelos 4,5%: "O que está dando resultado deve ser mantido." Segundo ele, nada impede que o país tenha uma inflação abaixo do centro da meta, como ocorreu em 2006. "Mas, se não conseguirmos, o BC não estará numa camisa de força que vai obrigá-lo a um esforço tremendo para alcançar uma meta muito ambiciosa." Mesmo assim, ele preferiu não dizer se esse será seu voto na reunião do CMN.

Mantega confirmou a troca no comando da Secretaria do Tesouro: Arno Augustin vai para o lugar de Tarcísio Godoy, que ocupava o cargo interinamente e voltará a ser secretário-adjunto do Tesouro. "Augustin é excelente economista e já foi secretário executivo-adjunto da Fazenda durante dois anos. Ele vai se juntar a Godoy e dar sua contribuição." Augustin também foi secretário da Fazenda do governo gaúcho de Olívio Dutra (PT).