Título: Mais dinheiro para financiar construtoras
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 05/06/2007, Finanças, p. C1

Boa parte do forte crescimento do crédito imobiliário ainda está concentrado no financiamento da produção. No Bradesco, por exemplo, quase 70% da previsão de desembolso para este ano (R$ 3,5 bilhões) será destinada às empresas do setor.

Parte dessa oferta se deve a necessidade dos bancos de cumprir a exigibilidade do Banco Central de direcionar 65% da poupança. Porém, muitos bancos têm montado operações casadas entre as construtoras e os clientes: financiam o empreendimento e conseguem exclusividade para oferecer crédito para aquisição dos novos apartamentos quando a obra é concluída.

"Esse é o modelo de negócios que temos observado no mercado", explica o diretor do Banco do Brasil, Sidney Passeri. O banco estatal programa para este ano a entrada nesse setor com recursos próprio e estuda a melhor forma de atuar baseado em estudos que tem feito do mercado.

Esses empréstimos têm média de 30 meses, para acompanhar o período de construção do empreendimento e a remuneração é feita com taxas de 11% mais a variação da TR, utilizando com funding os recursos da poupança.

O vice-presidente do Bradesco, Norberto Barbedo, explica que a demanda das empresas por recursos tem sido grande para aproveitar o momento de facilidade de crédito para a pessoa física. "No ano passado, nossa carteira cresceu 160%", afirma.

As companhias também aproveitam a liquidez do mercado de capitais para captar recursos. Entre construtora, incorporadora e imobiliárias, as captações chega a R$ 10 bilhões. (FT)