Título: Cresce uso de cartões pelas pequenas empresas
Autor: Silva Júnior, Altamiro
Fonte: Valor Econômico, 05/06/2007, Finanças, p. C12

As pequenas empresas já usam mais os cartões para pagar suas compras. Pesquisa da MasterCard revela que 23% delas possuem o cartão de crédito. Há menos de três anos, esse número não passava dos 10%. Apesar do crescimento, o uso ainda é considerado muito baixo pelas bandeiras, que resolveram se focar no segmento. "Ainda é nada. É um mercado que precisa ser trabalhado", afirma Regina Rocha, vice-presidente de produtos corporativos da MasterCard.

O uso dos cartões de pessoas jurídicas é cerca de três vezes menor que o de pessoas físicas. A pesquisa da MasterCard mostrou que o pequeno empresário não percebe porque deveria usar o plástico da empresa. Muitas vezes, ele possui o cartão empresarial, mas acaba pagando tudo com seu próprio plástico de pessoa física. "O desafio maior é ampliar a ativação e o uso destes cartões", diz a executiva.

Depois da forte expansão dos cartões nas pessoas físicas nos últimos anos, as bandeiras de cartão e os bancos emissores resolveram focar no segmento de pequenas companhias. O Brasil tem cinco milhões destas empresas.

A Visa lançou em maio uma campanha publicitária exclusiva para o segmento. Este mês, lança um site específico e credenciou uma série de lojas onde quem usar o cartão empresarial tem preços até 50% menores.

Já a MasterCard - e os sete bancos emissores de seus plásticos, incluindo Itaú, HSBC e Bradesco - resolveu ir mais longe e dar um prêmio em dinheiro para as companhias que mais usarem o cartão corporativo.

Para cada transação com o plástico da empresa feita entre junho e agosto, há um cupom eletrônico. Quem for sorteado vai receber R$ 150 mil. Para divulgar a campanha, a bandeira fará anúncios na mídia voltada para o segmento, principalmente no rádio.

Para definir como seria a campanha publicitária e a premiação, a bandeira fez uma pesquisa em março e abril deste ano com cinco grupos de discussão formados por pequenos empreendedores. O resultado das conversas mostrou que o prêmio em dinheiro era o que eles mais gostariam de ganhar, principalmente para investir na companhia.

Nada menos que 76% das companhias são familiares e dirigidas pelos fundadores. Quando vai comprar um produto mais caro, 53% responderam que é o dono da empresa quem decide; quando a decisão é escolher o meio de pagamento, esse percentual sobe para 73%. Apenas 36% tem nível superior.

Até agora, o principal local onde as pequenas companhias usam o cartão é no supermercado. Em seguida aparece as compras de material de limpeza e papelaria. Gasolina e refeições também foram apontados pela pesquisa da MasterCard. Viagens internacionais raramente são feitas: 96% dizem que não viajam para o exterior; 65% não fazem viagens nacionais.

Das empresas pesquisadas, 74% usavam apenas o cartão da pessoa física. Quando se considera o cartão de débito, a cultura de uso do plástico é maior: 48% informam que têm o produto.

A pesquisa foi concluída no segundo semestre de 2006, ouviu 600 empresas com até 50 funcionários em várias regiões metropolitanas do país e o interior do Estado de São Paulo.

O levantamento mostrou ainda que 32% dos pequenos empresários prefere ir a agências bancárias para fazer transações.