Título: Previsão: mais chuvas
Autor: Leite, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 29/12/2010, Brasil, p. 9

Enxurradas na Região Sudeste matam sete pessoas em Minas e no Rio e deixam mais de 1.700 desabrigadas no Espírito Santo. Frente fria estacionada na área, motivo das tempestades, deve continuar ativa e com pouco deslocamento

A estação do ano sempre relacionada ao sol vem anunciada por um fenômeno que pouco tem a ver com os estereótipos do verão: chuva em excesso. Este ano, as precipitações de dezembro já resultaram em alagamentos e deslizamentos em todo o país, e nos estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro ¿ que sofrem com um volume de chuva acima do normal ¿ o saldo é ainda pior: sete mortes, a maioria por soterramento.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os dois estados devem estar entre aqueles com a maior quantidade de chuva acumulada em todo o mês de dezembro. A meteorologista do Cptec Ariane Frassoni do Santos explica que as chuvas de verão na região central do Brasil ocorrem justamente em função da maior incidência de radiação solar na região, aliada ao transporte de umidade da Região Amazônica em direção à Região Sudeste. ¿Muitas vezes, uma frente fria, caracterizada por uma banda de nebulosidade e acompanhada de chuvas, permanece estacionada por vários dias sobre essas áreas, o que favorece a ocorrência de inundações nas áreas afetadas¿, explica Frassoni.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Minas Gerais Claudemir de Azevedo informa que o fenômeno pode ser observado neste momento: ¿Uma frente fria está semi-estacionada entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, e tem provocado grandes volumes de chuva nestes estados e em Minas Gerais. A tendência para os próximos dias é que a frente fria continue ativa e com pouco deslocamento, provocando chuva generalizada no centro, leste e norte de Minas Gerais¿.

Entre 23 de novembro e ontem, a Defesa Civil de Minas Gerais registrou cinco mortes em consequência das chuvas. Ontem, uma mulher de 31 anos foi soterrada em Santana dos Montes, cidade a 120km de Belo Horizonte onde foi decretada situação de emergência. Na cidade, há sete pessoas desabrigadas e 142 desalojadas por causa dos deslizamentos de encostas e queda de árvores. Na última segunda-feira, uma criança de quatro anos foi encontrada morta entre escombros, após um deslizamento em Juiz de Fora. Segundo Azevedo, já choveu 67% acima do esperado em Juiz de Fora, que acumula 463mm de chuva este mês. A chuva é forte em todo o estado, com exceção do Triângulo Mineiro e do sul de Minas.

No Rio de Janeiro, a tempestade que atingiu a Região Nordeste do estado na madrugada de segunda-feira provocou duas mortes no município Santo Antônio de Pádua: Marinete Dias dos Santos, 44 anos, e Cosme Coelho Pinheiro, 40, ficaram soterrados após um deslizamento de terra no bairro Divineia. Soterramentos que não deixaram mortos foram verificados em Petrópolis, local onde teve deslizamentos e o transbordamento do Rio Piabanha.

O Espírito Santo também é atingido por fortes chuvas este mês. No estado, 1.750 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas por causa das chuvas. Em Muqui (172km ao sul de Vitória), na região serrana do estado, há risco de deslizamento em vários pontos da cidade, que está sendo monitorada pela Defesa Civil estadual. No total, 920 pessoas tiveram que deixar suas casas no município.

Onde ela cai

» Na primeira semana do verão, os maiores índices acumulados de chuva ocorreram no sudeste de Minas Gerais, nordeste e leste de São Paulo, oeste de Santa Catarina e norte do Amapá. Em 2009, choveu mais na parte central do país do que neste ano.

» Na primeira semana do verão, o volume de chuva foi acima do normal no leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e leste de São Paulo. A elevação também foi observada em parte da porção norte e nordeste do Brasil, e na Região Sul.

» Durante todo o mês de dezembro, os índices acumulados de chuva mais intensos deverão ser contabilizados no sudeste do Amazonas, norte do Mato Grosso, parte central de Goiás e de Minas Gerais, região do Vale do Paraíba (SP) e parte do estado do Rio de Janeiro.