Título: Na previdência privada, poucos lucraram com o cenário
Autor: Pavini, Angelo
Fonte: Valor Econômico, 05/06/2007, EU & Investimentos, p. D1

O desempenho diferenciado entre os fundos de renda fixa chega também às carteiras de previdência privada. Estudo da consultoria NetQuant mostra uma diferença brutal entre algumas carteiras que souberam aproveitar a queda das taxas de juros e a grande maioria do mercado.

Segundo a consultoria, os fundos voltados para PGBLs e VGBLs da categoria multimercados sem renda variável acumularam até abril ganho médio de 3,49% no ano, bem abaixo da variação de 6,12% do IMA, índice que acompanha o desempenho dos papéis do mercado. Até mesmo os fundos de renda fixa renderam um pouco mais, 3,58% na média no período, mas abaixo do IMA correspondente, de 4,79%.

O que chama mesmo a atenção é a disparidade de desempenho entre os gestores. Os três primeiros colocados entre os multimercados sem renda variável renderam nada menos que mais que o dobro do quarto colocado. Icatu Hartford WestLB Formula Investing RF acumulou de janeiro a abril ganho de 14,71%, segundo a NetQuant, seguido do Mapre Inversion, com 13,23% e do Icatu Hartford Referenciado IGPM, com 12,43%. O quarto colocado, o Mapfre Corporate Renda Fixa, já apresenta resultado de 5,10% e os demais, daí para baixo.

O ganho extraordinário de alguns fundos reflete a queda brutal das taxas de juros que valorizou os títulos pós-fixados, como as NTN-B, indexadas ao IPCA, e papéis mais longos, afirma Marcelo Nazareth, presidente da NetQuant. "E o que se esperaria de gestores com foco em cenários mais longos, como fundos de previdência, era ter maior diversificação e títulos com esse perfil de longo prazo, mas não foi isso que se viu", explica. Tanto que os multimercados sem renda variável não dedicados à previdência tiveram rentabilidade muito boa, de 5,5% no período. "Mas na previdência foi um horror".

Para Alexandra Almeida, estatística da NetQuant, o que chama a atenção é que, assim como há fundos rendendo muito pouco, outros têm recorde de rentabilidade. "Isso mostra que maioria dos gestores de previdência privada não está se movimentando na renda fixa", afirma. Segundo ela, mesmo os multimercados que têm renda variável renderam menos que os três primeiros sem renda variável no ano.

O objetivo do estudo é mostrar que o investidor tem de saber em que tipo de multimercado investir, afirma Maurício Nazareth. "Algumas instituições usam o nome multimercado como marketing, mas, no fim, o fundo não tem nada a ver com o que foi oferecido", diz. "Quem comprou um PGBL multimercado sem renda variável que rendeu 3,49%, por exemplo, levou gato por lebre", resume ele. (AP)