Título: Emprego cresce pelo quarto mês seguido em abril, aponta IBGE
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 15/06/2007, Brasil, p. A4

O emprego industrial cresceu 0,5% em abril em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais. Com isso, marcou o quarto aumento sucessivo nesta base de comparação. O número faz parte da Pesquisa Industrial Mensal de Empregos e Salários (Pimpes) divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ante abril de 2006, houve elevação de 1,7%.

No confronto abril deste ano com o mesmo mês de 2006, todos os locais pesquisados verificaram ampliação no contingente de trabalhadores, menos o Rio Grande do Sul (recuo de 1,3%) devido à diminuição de vagas no setor de calçados e artigos de couro (-15,3%).

Os principais impactos positivos no resultado geral foram provenientes de São Paulo (2,4%), onde houve expansão em 13 setores, sobressaindo o de máquinas e equipamentos (6,5%), refino de petróleo, produção de álcool (22%) e têxtil (8,1%), bem como da Região Nordeste (2,3%) e de Santa Catarina (2,7%).

Setorialmente, 13 dos 18 ramos pesquisados contrataram mais funcionários, especialmente alimentos e bebidas (4,4%), produtos de metal (5,3%) e máquinas e equipamentos (5%). Em compensação, cortaram vagas os segmentos de calçados e artigos de couro (-5,7%) e de vestuário (-3,8%).

Nos 12 meses encerrados em abril, o indicador do emprego na indústria nacional aumentou 0,6%. No acumulado do ano, a alta é de 1,4%, com 12 locais e 11 segmentos contribuindo positivamente para o crescimento no pessoal ocupado. "Em síntese, em 2007 o emprego industrial evoluiu favoravelmente em todas as bases de comparação. O confronto com o mês anterior (série livre de influências sazonais) mostra seqüência de quatro taxas positivas e a tendência apontada pela média móvel trimestral é crescente desde fevereiro. Na comparação com 2006, o quadro também é de resultados positivos", diz o IBGE.