Título: Decisões práticas para novos desafios
Autor: Rocha, Alda do Amaral
Fonte: Valor Econômico, 14/06/2007, Agronegócios, p. B14

No dia do anúncio da compra da Swift Foods Company, no fim de maio, o presidente da JBS, Joesley Batista, brincou com os jornalistas que falaria "goianês" para explicar melhor a intrincada operação de aquisição, feita pela J&F Participações, acionista controladora da JBS. Já tinha recorrido a muitas expressões do jargão financeiro em inglês, mas diante da insistência dos pouco familiarizados com a linguagem, o "goianês" foi eficaz.

O episódio mostra que os irmãos Batista são práticos para enfrentar situações novas. Característica que herdaram do pai, José Batista Sobrinho, que passou de "puxador" de gado e açougueiro em Anápolis (GO), nos anos 1950, a dono de frigorífico em menos de dez anos. Assim como agora o Friboi aproveitou a oportunidade de comprar a Swift, uma gigante em crise, há 50 anos Batista Sobrinho viu na construção de Brasília a oportunidade para deixar de ser "puxador" de gado para outros frigoríficos e abater ele mesmo os bois para fornecer carne aos operários que levantaram a capital.

O começo foi modesto, mas nos anos 1990 a empresa, já com os três irmãos à frente, iniciou uma onda de aquisições de frigoríficos no país, parte deles em dificuldades financeiras, que garantiu seu avanço no abate e nas exportações. As aquisições, em vários Estados brasileiros, aliás, ajudaram o Friboi a driblar o recente episódio da aftosa, em outubro de 2005, quando grandes clientes, como a União Européia, embargaram as compras de carne bovina de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. Com plantas no Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e São Paulo, o Friboi pode redirecionar a produção para exportação para os Estados que continuaram abertos às vendas.

Apesar de o início modesto chamar a atenção na história do Friboi, Joesley prefere enfatizar a importância de obter "soluções simples" para os problemas e de "focar a coisa certa". "Se é relevante usar terno e gravata, vou usar. Se não, não uso", exemplifica. (AAR)