Título: Lula quer crescimento com controle de inflação
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 19/06/2007, Brasil, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou ontem, no programa de rádio Café com o Presidente, um tom bem mais otimista em relação ao crescimento do PIB no primeiro trimestre. Na semana passada, quando avaliou o crescimento de 4,3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, Lula classificou o aumento de "mais ou menos". Ontem, afirmou, em tom ufanista, que o país "vive o melhor momento desde que a República foi proclamada".

No mês em que o Conselho Monetário Nacional definirá a meta de inflação para 2009, Lula voltou a defender que o crescimento da economia venha atrelado ao controle da inflação. "Aprendemos que o crescimento é importante, mas tão importante quanto o crescimento é a gente fazer a distribuição de renda e controlar a inflação, porque, com ela controlada, significa um ganho extraordinário para aqueles que vivem de salário", declarou Lula, que, desde o primeiro mandato, vem optando pela fixação de metas de inflação mais baixas.

O presidente acredita que o bom resultado da economia deve continuar nos próximos trimestres. Segundo ele, um crescimento mais acentuado da economia trará mais empregos, geração de renda, aumento das exportações e das importações. Lula ainda citou números, como o crescimento de 21% no volume de crédito, o aumento do plano safra, que pulou de R$ 2,5 bilhões para R$ 12 bilhões no período 2007/2008, e o crescimento de 7,2% no volume de investimentos da indústria.