Título: Alencar vê a posse pela TV
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 02/01/2011, Política, p. 8

Internado para tratar de um câncer, ex-vice queria viajar até Brasília ULLISSES CAMPBELL

São Paulo ¿ O ex-vice-presidente José Alencar vestiu terno e gravata para acompanhar pela televisão a posse da presidente Dilma Rousseff. Disposto e bem-humorado, Alencar se despediu do cargo ontem com muito pesar. Internado há 10 dias no Hospital Sírio-Libanês para tratar de uma hemorragia grave no intestino provocada por um tumor na região do abdome, Alencar apresentava quadro clínico estável, com o sangramento controlado, segundo boletim médico divulgado no fim do dia.

Pela manhã, o político que por oito anos esteve ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva disse estar pronto para pegar um jatinho e ir a Brasília participar da cerimônia. ¿Só não fui porque os médicos não deixaram¿, brincou. Devido ao risco de o sangramento voltar, a equipe que cuida do ex-vice-presidente desaconselhou a saída de Alencar do hospital. ¿Não consigo parar de pé. Estou exaurido¿, ressaltou. É possível que Alencar volte a usar amanhã os medicamentos que tentam conter o avanço do tumor. Ontem, ele reclamou dos dias longe de casa. Parte da medicação havia sido suspensa devido ao frágil estado de saúde do político.

O ex-vice não cogitou em nenhum momento sair do hospital sem autorização médica. ¿Não poderia, de forma alguma, contrariar os médicos. Essa possibilidade não foi ventilada¿, assegurou. Durante a conversa que teve ontem com jornalistas, Alencar estava com a voz fraca, mas sorridente. O Correio apurou que um avião chegou a ser preparado para levar Alencar à posse e que o terno que ele vestiu estava separado para a ocasião. No entanto, familiares desaconselharam a viagem. ¿Sei que estou em condições de viajar. Só que há algo que poderia acontecer. Hoje, minha mulher falou que eu não poderia contrariar os médicos e resolvi obedecê-la¿, ponderou.

Sorridente, Alencar disse que pretende pagar por uma promessa feita a Dilma: a de que dançaria um xaxado com a presidente da República assim que tomasse posse como forma de comemorar a vitória. ¿O Nordeste tem que ser homenageado. Vou dançar com a presidente em um dia qualquer, e vocês vão registrar¿, reforçou. À noite, Alencar aguardava pela visita ilustre do ex-presidente Lula, que voou de Brasília para São Paulo logo após a transmissão de cargo para a presidente eleita. De acordo com o médico Raul Cutait, Alencar insistiu para ir à posse de Dilma. ¿Ele falava nisso a toda hora, mas teve de permanecer no hospital para evitar riscos desnecessários com o traslado e a viagem¿, argumentou. Na quinta-feira, o ex-vice saiu da unidade de terapia intensiva (UTI) cardiológica e foi transferido para um apartamento.

No início da tarde de ontem, José Alencar enviou uma mensagem para seu sucessor, Michel Temer (PMDB), desejando sucesso no mandato. ¿Ao congratular-me com Vossa Excelência pela brilhante vitória, gostaria que me permitisse, ainda que ausente, de levar-lhe o meu voto de sucesso à frente da missão que ora ocupa. Meus parabéns, feliz ano novo, extensivo a toda a sua digna família¿, reforçou o texto. ¿Só não estou aí porque não me deixaram ir¿, completou Alencar.

Sei que estou em condições de viajar. Só que há algo que poderia acontecer¿ José Alencar, ex-vice-presidente da República