Título: Marcopolo vai produzir na Índia e cresce na Colômbia
Autor: Bueno, Sérgio
Fonte: Valor Econômico, 21/06/2007, Empresas, p. B8

Ao mesmo tempo em que espera forte expansão do mercado interno em 2007, a Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus com sede em Caxias do Sul (RS), inicia em julho as operações de uma nova unidade industrial na Colômbia, que vai substituir as instalações inauguradas em 2001. Em novembro ou dezembro será a vez de começar a produção na Índia, provisoriamente em uma fábrica da sócia Tata Motors. A unidade definitiva no país será construída no início de 2008 e deve entrar em funcionamento oito meses depois, disse ontem o vice-presidente do conselho de administração da empresa, José Antônio Fernandes Martins.

O cenário positivo deve levar a Marcopolo a rever as projeções para 2007 no fechamento do semestre. Até agora, a empresa prevê expansão de 7,2% na produção consolidada em comparação com 2006, para 16,8 mil ônibus, e de 5,7% na receita líquida consolidada, para R$ 1,85 bilhão. Nos cinco primeiros meses, a receita líquida subiu 15,6%, para R$ 743,4 milhões (sendo 46,2% com exportações e vendas das subsidiárias na Colômbia, México, África do Sul e Rússia), enquanto a produção aumentou 1,1%, para 6.421 unidades. Segundo Martins, em janeiro e fevereiro chegou a faltar chassis para a produção de ônibus no país porque as montadoras "não estavam preparadas" para a demanda.

A nova fábrica colombiana da Superpolo, a joint venture entre a Marcopolo e a empresa local Fanalca, exigiu investimentos de US$ 12,5 milhões e poderá produzir até 4 mil carrocerias por ano na cidade de Cota, próxima a Bogotá. Segundo Martins, a fábrica atual, que fica na capital, está com a capacidade instalada de 1,8 mil ônibus anuais quase esgotada e será vendida após a transferência das linhas para a nova unidade, onde a empresa já fará a montagem dos 371 veículos que serão entregues até o início de 2008 para o sistema integrado de transporte coletivo de Cali.

Na Índia, a joint venture Tata Marcopolo Motors venceu uma concorrência para entregar 525 ônibus urbanos ao departamento de trânsito de Nova Déli. Os veículos serão montados em uma fábrica da sócia local enquanto a unidade com capacidade para produzir até 20 mil carrocerias por ano será construída na cidade de Dharward, no sul do país, informou o empresário. A previsão original era que a unidade, que exigirá investimentos de US$ 13,3 milhões, entrasse em operação no início do ano que vem, mas o prazo foi estendido devido a negociações a respeito de incentivos fiscais para o empreendimento.

No mercado interno, as estimativas são de que a venda de ônibus cresça cerca de 20% no ano devido à disponibilidade de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou Martins. A expansão da economia estimula ainda a comercialização de modelos urbanos e rodoviários (estes últimos também mais procurados em função da crise do setor aéreo), que avançaram 14,2% e 11,6%, respectivamente, na comparação entre os cinco primeiros meses de 2007 e 2006. No acumulado de todas as linhas de janeiro a maio, a alta foi de 4,2%, para 10.320 unidades, de acordo com a Fabus, a associação dos fabricantes do setor, disse o empresário.