Título: Presidente convoca reunião, critica Anac e cobra solução para o caos aéreo
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 22/12/2006, Brasil, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ontem, durante reunião de emergência realizada pela manhã, que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a Infraero e a Aeronáutica encontrem a solução definitiva para a crise do tráfego aéreo, que continua provocando grandes congestionamentos nos aeroportos.

Em mais um dia de caos nos aeroportos, quase 44% dos vôos tiveram atrasos de mais de uma hora, segundo balanço da Anac. Policiais ameaçaram usar gás pimenta para conter tumulto na sala de embarque do aeroporto de Congonhas, e no Rio, um passageiro foi detido no aeroporto Tom Jobim após quebrar um computador de uma empresa aérea. Em Brasília, um grupo invadiu a pista e teve de ser contido pela polícia.

Estiveram presentes à reunião convocada pelo presidente a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o presidente da Anac, Milton Zuanazzi, o presidente da Infraero, José Carlos Pereira, o comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, e o ministro da Defesa, Waldir Pires.

"A determinação é resolver definitivamente esse problema. Já não é mais problema dos controladores, que estão trabalhando direito. Agora tem um problema que precisa ser explicado à população. Não é possível que o passageiro fique três, quatro horas no aeroporto e ninguém comunique porque o avião está atrasado. Não podemos deixar as pessoas quatro, cinco, seis horas no aeroporto sem cuidar dessas pessoas", disse Lula. O presidente não escondeu a insatisfação com a Anac: "Foi a determinação que dei para a Anac, porque ela tem responsabilidade de cuidar disso. Tanto a Anac, quanto a Infraero e a Aeronáutica têm que tratar de cuidar do passageiro com o máximo de respeito. Cada empresa que tiver um problema precisa comunicá-lo ao passageiro. Isso não pode continuar."

Após a reunião, o presidente da Anac convocou jornalistas para uma entrevista, onde admitiu falhas da agência na prestação de informações aos passageiros. A Aeronáutica e os controladores de tráfego aéreo foram inocentados pelo presidente da agência. "O que falhou hoje (ontem) foi a prestação de informações para o usuário", disse Zuanazzi. Ele prometeu informações corretas para passageiros daqui em diante.

Em São Paulo, o comandante do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), major-brigadeiro-do-ar Paulo Hortênsio Albuquerque Silva, disse que as empresas agravaram o problema ao segurar os aviões no solo até que todos os assentos estivessem ocupados. "Os vôos estão atrasados, porque as aeronaves estão esperando para saírem lotadas", disse. Após o encontro com responsáveis pelo controle aéreo, Silva culpou diretamente a TAM. "A empresa (TAM) está atrasando os vôos só para lotar as conexões", afirmou.

O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, negou que a empresa estivesse realizando atrasos e cancelamentos para "lotar" os aviões. "Isso não faz sentido. O aproveitamento de assentos está alto, apesar do apagão aéreo. Nossa linha é regular, não um serviço de lotação."

Ele disse hoje que foi "coincidência" o fato de seis aviões da empresa precisarem de manutenção preventiva ao mesmo tempo em "itens mecânicos típicos da aviação", além da falha de computador no check-in da empresa no Rio. Ele não quis especificar o problema, mas explicou que vários Airbus 320 apresentaram falhas em itens que exigem checagem de segurança para que o vôo seja autorizado.

Após os 44 cancelamentos da quarta-feira e os 26 cancelamentos de ontem, Bologna avalia que a normalização, ou "readequação da malha", irá ocorrer até hoje à noite. (Com agências noticiosas)