Título: CNI vê consumidor mais otimista
Autor: Ribeiro, Bianca
Fonte: Valor Econômico, 22/12/2006, Brasil, p. A3

Os consumidores brasileiros estão mais otimistas, motivados pelo aumento da renda, concluiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) com base em seu Índice Nacional de Expectativa do Consumidor. O indicador subiu para 111,9 pontos, o que representa aumento de 1,2% em relação ao levantamento anterior, realizado em setembro. A sondagem ocorreu entre 7 e 10 de dezembro.

A entidade ressalta que os meses de dezembro, em geral, revelam alta pontuação, devido à melhora das expectativas para o ano vindouro. Mas neste dezembro, especialmente, o índice ficou 8% acima da média para o último mês do ano, de 103,8 pontos. Na opinião da CNI, o otimismo mostra que "a força para o crescimento do PIB no início de 2007 ainda virá do consumo das famílias."

Ao desdobrar os componentes do indicador, chama a atenção o fato de a expectativa em relação à renda e à evolução da renda ter superado recordes anteriores. No primeiro caso, o índice atingiu 117 pontos, 5,1% acima do recorde registrado em setembro (111,4%), além de ser 14,3% maior do que a pontuação registrada em dezembro do ano passado.

Em relação à perspectiva de evolução da renda, os consumidores também levaram o indicador a uma nova marca história, de 113,9 pontos, o que representa um aumento de 10,5% perante o mesmo mês do ano passado, e alta de 5,3% frente ao recorde alcançado em setembro.

Tanta confiança em relação à renda explica o aumento das expectativas de compras desses consumidores. O levantamento mostra que nesse critério a pontuação chegou a 103,6, bem acima dos 97,9 pontos calculados em dezembro de 2005.

Os consumidores também demonstraram menor temor em relação ao desemprego. Nesse quesito, a sondagem atingiu 108,9 pontos, maior pontuação histórica, o que equivale dizer que o medo do desemprego medido por esse indicador nunca esteve tão baixo.