Título: Esquema começou com contas CC5 em Foz
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/12/2006, Brasil, p. A2

O esquema Banestado, como ficou conhecido, começou a se desmantelar em 1998, quando as primeiras investigações identificaram uma série de remessas ilegais de recursos por meio de contas CC5 em agências do Banestado em Foz do Iguaçu. A CC5 tem esse nome por causa da regra que a criou - a Carta Circular nº 005 do Banco Central do Brasil, que permitia essa remessa de recursos. Mas por Foz elas estavam feitas ilegalmente, com o uso de laranjas e também por meio de um brecha na regulamentação que concedeu um regime especial a Foz do Iguaçu em função do comércio com o Paraguai.

Das CC5 de Foz chegou-se à agência do Banestado em Nova York, onde inúmeros doleiros mantinham suas contas para fazer as transações. De lá, as investigações avançaram para outros bancos estrangeiros, pois os doleiros formavam um verdadeiro sistema interbancário entre eles para cobrir a conta de um e de outro. Além disso, os "bons bancos" para negócios eram sempre indicados a outros doleiros do sistema. Foi nessa conexão e com a quebra de sigilo bancário que se chegou a outras instituições - e foi então que surgiu a Operação "Farol da Colina", que desbaratou o esquema dos doleiros que usavam o MTB Bank e o Beacon Hill. Desses dois se chegou ao Merchants, onde foram feitas as principais transações do doleiro Hélio Laniado. Curiosamente, os nomes dos doleiros do Merchants foram obtidos, segundo contam alguns advogados, por meio de uma delação premiada oferecida à funcionária do banco Maria Carolina Nolasco.

A partir dessa delação feita nos Estados Unidos, os doleiros passaram a receber uma carta oficial pedindo que se manifestassem sobre a existência das contas. Caso não fizessem isso em um prazo estabelecido, o dinheiro seria confiscado. Foi então que muitos doleiros confirmaram serem os donos das contas. O advogado de um desses doleiros afirma que essa foi a carta de confissão que, mal sabiam eles, acabaria nas mãos das autoridades brasileiras. (JG)