Título: TCU vai pedir saída de gestores do setor
Autor: Leo, Sergio
Fonte: Valor Econômico, 08/12/2006, Brasil, p. A5

O Tribunal de Contas da União (TCU) deverá recomendar a saída de gestores de órgãos da aviação civil que, segundo o tribunal, estão demonstrando incapacidade para contornar a crise vivida pelo setor. O TCU votará, na terça-feira, um relatório sobre as falhas na aviação que resultaram no "apagão aéreo". O relator do processo, ministro Augusto Nardes, acusou, ontem, o governo de fazer um contingenciamento dos recursos destinados aos órgãos do setor aéreo.

Segundo ele, o governo foi alertado várias vezes quanto à necessidade de reaparelhar os órgãos da aviação civil, mas manteve o contingenciamento, a despeito de as taxas aeroportuárias cobradas no país serem muito altas. "Já comprovamos que havia vários alertas da Aeronáutica", afirmou o ministro. "Já estamos com esta documentação alertando ao governo de que poderia ocorrer o apagão aéreo e infelizmente as providências não foram tomadas", lamentou o relator do processo.

Augusto Nardes relatou processo sobre a Operação Tapa-Buracos, em que o Tribunal de Contas da União criticou o contingenciamento de verbas para obras de recuperação das estradas brasileiras.

"Diante da situação caótica que estamos vivendo no setor aéreo, o que fica claro e evidente é que os contingenciamentos estão sendo feitos e neste relatório que eu devo apresentar na semana que vem eu estou fazendo uma avaliação inicial do Tribunal de Contas da União, dos erros que aconteceram", disse o ministro ontem, na saída de uma reunião com os integrantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Na sexta-feira passada, Augusto Nardes visitou o Cindacta-1, em Brasília, onde lhe disseram que havia uma duplicidade de equipamentos. "Por isso eu fiquei bastante assustado com o apagão aéreo esta semana", afirmou. Hoje, o ministro pretende ir à Infraero. (Com agências noticiosas)