Título: Comissão dos EUA pede saída gradual do Iraque
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/12/2006, Internacional, p. A10

A comissão independente conhecida como Grupo de Estudos sobre o Iraque recomendará ao governo a retirada gradual de 15 brigadas de combate no país, segundo o jornal "The New York Times" em sua página na internet.

"O relatório recomenda que Bush deve deixar claro que planeja iniciar a retirada em breve, e algumas pessoas conhecedoras do debate sobre a redação final manifestam que a mensagem implícita é que o processo deve começar no próximo ano", disse o jornal. O jornal acrescentou que o relatório não diz se todas as tropas americanas deverão ser levadas de volta ao país ou simplesmente deslocadas para bases no Iraque ou para países vizinhos.

O jornal, que citou fontes familiares com as deliberações do grupo, acrescentou que não foi fixado um prazo para essa retirada. A versão do jornal foi divulgada depois da informação de que a comissão havia chegado a um consenso sobre quais serão suas recomendações sobre o caminho que os EUA deveriam seguir no Iraque.

O consenso do grupo, liderado pelo ex-secretário de Estado James Baker, será encaminhado na próxima quarta-feira ao presidente George W. Bush.

Bush se reuniu ontem com o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, a quem deu apoio, apesar das críticas quanto à fragilidade da autoridade do premiê. O presidente americano disse que Maliki é "o cara certo" para o Iraque. Disse concordar com o premiê que dividir o país só iria agravar a violência.

Essa demonstração de apoio ocorre depois de autoridades dos EUA insistirem que Maliki não ficou ofendido por um recente memorando da Casa Branca com críticas a Bagdá e que o premiê não esnobou Bush em Amã na quarta-feira, quando deveria ter ocorrido a primeira reunião entre os dois governantes.

Autoridades dos EUA disseram que a mudança nada teve a ver com um memorando em que Stephen Hadley, assessor de Segurança Nacional, questionava a capacidade de Maliki de conter a violência. "A realidade nas ruas de Bagdá sugere que Maliki ou ignora o que ocorre ou representa equivocadamente suas intenções ou suas capacidades não são suficientes para transformar suas boas intenções em ações", disse o memorando.

"Ele é o cara certo para o Iraque, vamos ajudá-lo e é do nosso interesse ajudá-lo", disse Bush, ao lado de Maliki na capital da Jordânia. "É do nosso interesse ajudar a liberdade a prevalecer no Oriente Médio, a começar pelo Iraque."