Título: Novo chefe da Ford aposta na qualidade para crescer
Autor: Olmos, Marli
Fonte: Valor Econômico, 01/12/2006, Empresas, p. B7

Antes mesmo de assumir o comando da Ford no Brasil, a partir de hoje, o engenheiro paulista Marcos de Oliveira já deu aos trabalhadores de São Bernardo do Campo (SP) um recado: o novo carro, que começará a ser produzido naquela fábrica daqui a um ano, tem que primar pela qualidade. A reorganização da fábrica e do pessoal para abrir espaço na linha para o novo automóvel começará no segundo trimestre.

Três semanas antes de assumir o posto, Oliveira começou a ser apresentado aos funcionários. Deixou a impressão de um estilo semelhante ao de Antonio Maciel Neto, outro brasileiro que ocupou o cargo de 1999 até o ano passado, antes de Barry Engle, um americano com rápida passagem pelo mesmo posto.

O estilo do novo presidente agradou aos trabalhadores e, principalmente, aos líderes sindicais do ABC, que, até a fase de Maciel - hoje presidente da Suzano - guardavam uma coleção de embates trabalhistas com a direção da montadora americana.

"Ele mostrou que trabalhará com transparência, diálogo e ponto na qualidade", resume Rafael Marques, representante dos empregados da Ford e hoje secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Oliveira encontrará um ambiente tranqüilo na empresa. No ABC, os empregados estão satisfeitos por não terem perdido o emprego mesmo depois do fim do contrato de cinco anos de estabilidade, encerrado em março passado. Os postos foram preservados até a instalação da linha do novo automóvel.

A fábrica de Camaçari (BA), a mais moderna da companhia no Brasil, opera atualmente 24 horas sem parar e já ultrapassa a capacidade de produção, de 250 mil veículos por ano.

Mas a Ford ainda está em busca de um executivo que finalmente tire a marca do quarto lugar em vendas no Brasil, posição na qual a Ford se mantém há décadas, muito antes da última safra de investimentos, que trouxe as marcas francesas e japonesas para o país.

A Ford é a montadora mais antiga no Brasil. Mas no mercado é a última entre as quatro veteranas. O novo carro é o caminho natural para ganhar mais pontos na participação. O projeto que está sendo desenvolvido é de um modelo compacto, um segmento que representa mais da metade das vendas de automóveis no Brasil e no qual a Ford nunca atuou com a mesma força dos concorrentes.

Oliveira assumirá o cargo hoje, respondendo a Dom DiMarco, presidente da Ford América do Sul. O novo presidente da Ford Brasil conhece bem a empresa. É funcionário da companhia desde 1984.

Durante os 22 anos de carreira dentro da empresa, Oliveira já desempenhou diversas funções no Brasil, México, Espanha, África do Sul e Estados Unidos.

Antes de assumir o comando da operação brasileira e do Mercosul, Oliveira foi diretor executivo de uma unidade da área de desenvolvimento de produto nos EUA.

Nos últimos dois anos, trabalhou no desenvolvimento e lançamento de modelos americanos, como Mercury, Lincoln e até o Fusion, um carro mexicano que a Ford começou a vender no Brasil. Antes disso, o executivo foi presidente da montadora no México durante três anos. Ele também trabalhou como diretor na fábrica da Ford na África do Sul.