Título: CCE, Itautec e Positivo apostam em produtos baratos
Autor: Borges, André
Fonte: Valor Econômico, 27/11/2006, Empresas, p. B2

Pela movimentação dos fabricantes de computadores, parece que não será muito difícil para o governo federal encontrar empresas dispostas a produzir laptops com preços inferiores a R$ 2 mil. Alguns, inclusive, já começam a praticar isso. Um exemplo é a CCE, que entrou em março no mercado de PCs, e agora estréia a sua linha de computadores portáteis.

Segundo Gilberto Marangão, gerente de marketing e desenvolvimento de novos negócios da Digibras, divisão de informática do grupo CCE, um lote inicial de 10 mil máquinas produzidas em Manaus começam a chegar às lojas nesta semana.

Serão dois modelos de produtos, ambos com configuração baseada em memória de 256 MB, disco de 40 GB, acesso à internet sem fio, tela de 14 polegadas e processador Celeron, da Intel. Na opção com Linux, o preço é de R$ 1.999. Se o usuário quiser o segundo modelo, com Windows, terá que desembolsar R$ 2.250.

Para Marangão, a tendência é de que os preços caiam ainda mais ao longo de 2007. "Não há dúvidas sobre isso", comentou. "O Computador para Todos começou com preço de R$ 1,4 mil e hoje você encontra máquinas a R$ 1 mil. A mesma coisa vai acontecer com os laptops."

Com a estréia no mercado de portáteis, a CCE pretende fazer frente a concorrentes de peso como a Positivo Informática, que já oferece uma máquina com configuração similar, com Linux, pelo mesmo preço.

Nesta semana, o software livre também entra nos planos da Itautec para seus produtos portáteis. A empresa, que até agora só trabalhava com Windows em seus notebooks, passará a vender uma versão do equipamento com o sistema operacional de código aberto. "Já vendemos produtos com Linux no Computador Para Todos", comenta o gerente comercial da Itautec, Carlos Alberto Teixeira. "Mas agora também queremos dar a opção ao usuário de escolher o software que quiser em seu laptop."

No curto prazo, porém, Teixeira descarta a possibilidade de oferecer um produto com preço abaixo de R$ 2 mil. "Ainda não será neste ano, mas provavelmente ao longo de 2007."

A previsão feita pela consultoria IT Data é de que o mercado brasileiro deverá comprar cerca de 650 mil laptops em 2006, crescimento de 105% sobre o volume do ano passado. Em 2007, a expectativa é crescer cerca de 60%, ultrapassando a marca de 1 milhão de unidades. (AB)