Título: Presidente indica permanência de petebista
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 24/11/2006, Política, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou ontem a reunião com a bancada do PTB na Câmara para, sutilmente, confirmar que pretende manter Walfrido Mares Guia como ministro no segundo mandato. Diante de deputados e senadores petebistas da atual e da futura legislatura, Lula elogiou o desempenho de Walfrido no Ministério do Turismo. "O Walfrido fez muito nesses quatro anos. E terá mais quatro para fazer mais ainda", declarou o presidente, segundo relato dos parlamentares presentes.

O ritual do encontro, contudo, foi diferente da reunião com o PMDB. Apesar de esta ter sido a segunda vez que o PTB reuniu-se com Lula - a primeira vez apenas o líder na Câmara, José Múcio Monteiro (PE) foi chamado para uma conversa - Lula não fez um convite formal ao partido para integrar a coalizão governista, nem tampouco apresentou pontos de uma agenda mínima.

Diferentemente de outras legendas aliadas, Lula não tem brechas para negociar com a direção partidária, o que dificulta uma relação "institucional" do PTB com o governo, como deseja o presidente em todas as relações político-partidárias neste segundo mandato. O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson (RJ) rompeu com o governo no início da crise do mensalão e difere da posição de bancada parlamentar do partido, que se mantém fiel ao governo.

Em entrevista durante almoço com governadores aliados em um hotel de Brasília, Lula minimizou a ausência de Jefferson nos encontros com os representantes do PTB. "O Roberto Jefferson não é deputado federal, eu fiz uma reunião com a bancada. A bancada, por unanimidade, está apoiando o governo, já participou do governo no primeiro mandato, e vamos manter isso com todos os partidos políticos", disse o presidente.

Múcio afirmou ainda que o presidente pediu empenho da bancada nas votações do Congresso. "Precisamos destravar a economia, temos projetos arrojados para votar e precisamos do apoio de vocês", pediu Lula.

O presidente reúne-se na próxima semana com a cúpula do PV. Ontem, Lula conversou rapidamente também com representantes do partido, no Palácio do Planalto. O presidente da legenda, José Luiz de França Penna, afirmou que esse foi o primeiro de uma série de encontros que poderão resultar "num final feliz ou numa posição feliz apenas para o partido", disse Penna.

Penna espera que o ministro Gilberto Gil continue na Cultura e acredita que, se a maioria deliberar pela integração na coalizão governista, o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) não será empecilho.