Título: Lula tem dúvida do que fazer para país crescer
Autor: Moreira, Ivana
Fonte: Valor Econômico, 22/11/2006, Brasil, p. A4

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, ao discursar na cerimônia de inauguração de uma usina de biodiesel, que ainda não tem as "soluções" para fazer a economia crescer ainda mais em 2007, destravando alguns setores, mas afirmou que vai se fixar no assunto até 31 de dezembro.

Lula disse que não vai fazer mágica e sim com que o Brasil cresça com responsabilidade. Para o presidente, os municípios e os Estados precisam recuperar sua capacidade de investimento. "Vou me dedicar a isso até 31 dezembro. Soluções, não as tenho. Mas vou encontrar. Mas não peçam para eu anunciar mágica. Quero anunciar seriedade", disse.

Em outro discurso em Mato Grosso, de entrega de trecho da BR 364, entre Sapezal e Comodoro, Lula afirmou que o país está pronto para dar o passo do crescimento econômico. Segundo ele, o Brasil já deu o primeiro passo, que foi o da consolidação da economia. "Nós já criamos as condições para este país dar um segundo passo, que é o passo do crescimento econômico, do desenvolvimento econômico e da distribuição de renda. E só é possível a gente fazer distribuição de renda se a economia brasileira crescer para gerar as oportunidades de emprego e gerar a quantidade de salários que nós entendemos que o povo brasileiro precisa ter direito", disse.

Lula também destacou que "nunca na história o Brasil teve tanta segurança de reservas em dólar para garantir o nosso crescimento". Afirmou ainda que a agricultura não vai mais enfrentar a crise que sofreu nos últimos dois anos. (Agências noticiosas)