Título: Ministro quer incluir metrô do Rio no projeto piloto
Autor: Moreira, Ivana
Fonte: Valor Econômico, 22/11/2006, Brasil, p. A4

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, defendeu ontem a inclusão da construção da Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro no Projeto Piloto de Investimentos (PPI) do governo federal. A inclusão garantiria a aplicação de recursos necessários para a execução da ligação entre Niterói e São Gonçalo, trecho inicial da linha, que irá de São Gonçalo ao centro do Rio de Janeiro.

A idéia de inclusão no PPI havia sido apresentada pelo governador eleito do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Marcio Fortes, estão sendo estudadas duas possibilidades. A primeira é através da ampliação do PPI para abarcar novos projetos.

Outra forma é remanejar recursos de projetos do Ministério das Cidades já incluídos no PPI, como as obras dos metrôs de Belo Horizonte e Recife. "Essas duas possibilidades seriam apenas o pontapé inicial. Cabe depois ao governo do Estado discutir com o governo federal, como seria a engenharia financeira para seguir a obra", disse Fortes.

O ministro destacou que a linha 3 tem importância estratégica por passar nas proximidades do pólo petroquímico de Itaboraí, que será construído nos próximos anos. "Com a criação do pólo petroquímico, temos que ter uma alternativa de transporte para quem vai construir e depois trabalhar no pólo. Até para desafogar a linha rodoviária existente", afirmou.