Título: Organização constrói terceira usina
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 21/11/2006, Agronegócios, p. B12
Também de olho na maior demanda por álcool combustível, principalmente no mercado internacional, a Organização Balbo está investindo R$ 150 milhões para construir sua terceira usina sucroalcooleira no país. A nova unidade está localizada em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e deverá entrar em operação em 2008. O projeto confirma a tendência canavieira do Triângulo Mineiro, que deverá contar com 18 novas usinas até 2012.
O investimento da família Balbo nesta terceira planta, batizada de Usina Uberaba, está sendo realizado em parceria com os grupos Caldema e ML4 Participações. A organização terá participação direta de 35% e o controle do empreendimento, uma vez que a ML4 tem Leontino Balbo Júnior entre seus controladores e ficará com outros 30%. Com sede em Sertãozinho (SP), a Caldema, fabrica equipamentos sucroalcooleiros, terá os demais 35%.
O projeto já está em fase de plantio de mudas de cana-de-açúcar, conforme Nelson Balbo, diretor da Usina Uberaba. A usina foi projetada para processar 4,5 milhões de toneladas quando estiver concluída. O volume supera a capacidade conjunta das outras duas que o grupo já operam - São Francisco e Santo Antônio. No primeiro ano de operações, a expectativa é que a nova unidade processe 900 mil de toneladas de cana. Deverão ser gerados 4,75 mil postos de trabalho, 950 deles diretos.
Nos primeiros anos de processamento, a Uberaba deverá produzir apenas álcool. Depois passará a industrializar açúcar.
Boa parte dos recursos que serão aplicados na usina será financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além do BNDES, os empreendedores farão aportes com recursos próprios e contarão com verba do Fundo Estadual de Minas Gerais.
"Antes de nos decidirmos pelo Triângulo Mineiro, analisamos regiões produtoras de São Paulo, Mato Grosso e Goiás", afirma Nelson Balbo. Segundo ele, a decisão final refletiu o fato de a região estar a cerca de 200 quilômetros das outras duas usinas do grupo. "A área mineira também é ideal para mecanização", disse ele.
Além atuar no mercado de açúcar e álcool, a Organização Balbo mantém desde 2000 uma sociedade com a Irmãos Biagi S/A Usina da Pedra, de Serrana (SP), na PHB Industrial S.A., com sede no mesmo município. Esta empresa desenvolve tecnologia para a produção de plástico biodegradável a partir da uso do açúcar como principal matéria-prima. (MS)