Título: Dilma elabora mapa da situação do país
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 05/01/2011, Política, p. 4

Presidente segue rotina intensa de reuniões com ministros para formatar um diagnóstico de cada área. Amanhã, ela se encontrará com todos os titulares das pastas sociais

São apenas quatro dias de mandato, mas a rotina no Palácio do Planalto já é completamente diferente do que costumava ser com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dilma Rousseff, à frente da Presidência da República desde o último sábado, mantém o mesmo ritmo intenso de encontros, mas todos inseridos na agenda oficial como reuniões fechadas, nas quais os temas dificilmente são divulgados. A petista quer traçar um diagnóstico da atual situação do governo o mais rápido possível e, para isso, além dos compromissos diários com ministros, ela agendou outros dois com os chefes das pastas: o primeiro, que será realizado amanhã, vai reunir somente ministros da área social para discutir iniciativas para a erradicação da miséria ¿ principal compromisso assumido por Dilma durante a campanha presidencial.

Nesse encontro, estarão presentes, pelo menos, sete responsáveis por ministérios, incluindo Casa Civil, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Agrário, Trabalho e Fazenda. Para a outra reunião ministerial, Dilma deu mais um tempo para que os ministros pudessem ficar a par das condições das áreas que chefiam. O compromisso está marcado para a tarde de 14 de janeiro e terá como tema principal o momento econômico do Brasil.

A presidente, conhecida por preparar extensas apresentações com slides quando precisa discorrer sobre determinados assuntos, já encomendou uma ao ministro da Fazenda, Guido Mantega. De acordo com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, Mantega será o único a fazer uma exposição no encontro.

O antagonismo entre as personalidades de Dilma e de Lula reflete diretamente no dia a dia do Palácio do Planalto. O ex-presidente sempre ficou à vontade diante de uma plateia, é um mestre em fazer poses para os fotógrafos e não se incomoda com situações de improviso ¿ ao contrário, tira proveito do momento. Dilma, no entanto, é metódica, ainda está evoluindo nos discursos públicos e tem um perfil extremamente introvertido. Coincidência ou não, a presidente ainda não tem compromissos públicos marcados para os próximos dias. Porém, somente em quatro dias no poder, ela participou de 16 reuniões fechadas com autoridades (veja quadro).

Próximos temas A política externa esteve na agenda oficial da Presidência da República até agora e deve permanecer pelos próximos dias. Além dos encontros com sete autoridades estrangeiras realizados no último sábado, Dilma conversou, na segunda-feira, com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e recebeu, ontem, o ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota. Na pauta, uma avaliação sobre os encontros com representantes de outros países que estiveram na posse, o caso do ativista italiano Cesare Battisti e a primeira viagem internacional de Dilma, na próxima semana, para a Argentina.

O assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, também recebeu o embaixador do Irã, Mohsen Shaterzadeh, que parabenizou Dilma pela posse. ¿Nós conversamos sobre a situação internacional e o embaixador reforçou o convite à presidente para que ela possa visitar o Irã ainda este ano. Também falamos em materializar efetivamente um acordo sobre o uso de energia nuclear para fins pacíficos¿, comentou Garcia.

Além de Patriota, o ministro-chefe da Casa Civil, Antônio Palocci, e o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, também terão muito trabalho nos próximos dias. Eles têm a difícil missão de acalmar a sede do PMDB por cargos no governo e manter Dilma protegida dessas discussões (leia mais nas páginas 6 e 7).

Aparentando estar pouco à vontade para falar com a imprensa logo depois de tomar posse, na segunda-feira, Luiz Sérgio comentou o assunto: ¿Temos de dialogar e o ministro Palocci é parte importante do governo. Os pleitos por cargos, porém, sempre chegam primeiro à Secretaria de Relações Institucionais e vamos discutir cada caso com calma¿.

Lula troca a faixa pela vara de pescar » Sem o peso da faixa presidencial sobre os ombros, Luiz Inácio Lula da Silva decidiu curtir os dias de ex-presidente da República de uma maneira impraticável até a semana passada: pescando. De acordo com assessores, por volta das 10h30 de ontem, Lula deixou sua residência em São Bernardo do Campo (SP) pela porta da frente, sem escolta especial, e entrou em um carro não oficial. Segundo a assessoria do Exército, ele foi para uma base no litoral paulista, no Guarujá (SP).