Título: PPS, PHS e PMN oficializam fusão
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 20/11/2006, Política, p. A6

Uma convenção em Brasília oficializou ontem a criação da Mobilização Democrática (MD), resultado da fusão do PPS, PHS e PMN. O partido, de oposição, terá, a partir de fevereiro de 2007, 27 deputados federais, 1 senador, 81 deputados estaduais, 367 prefeitos e quase 4 mil vereadores.

A fusão foi motivada pela entrada em vigor, na próxima legislatura, da cláusula de barreira, estabelecida pela Lei dos Partidos Políticos. Segundo a cláusula, perde direito a funcionamento pleno em todas as casas parlamentares do Brasil, além de horário gratuito de rádio e TV e participação mais ampla no fundo partidário todo partido que não alcançar, nas eleições para a Câmara, pelo menos 5% dos votos em todo o país, sendo 2% em nove Estados.

Com a fusão, as votações dos três partidos são somadas e, então, eles ultrapassam, juntos, a barreira. A nova sigla será presidida pelo atual deputado e futuro suplente de senador Roberto Freire (PE), que já era presidente do PPS, a maior das três legendas que formam a MD.

Freire diz que o novo partido não vai apoiar o governo, mas está disposto a dialogar no Congresso: " Política é diálogo. Nós fazemos política. Que o presidente Lula saiba qual é o papel dele, porque nós sabemos qual é o nosso " .

A MD poderá ser a sexta bancada da Câmara no ano que vem, junto com o PSB. O PPS contribui com o senador e 22 dos 27 deputados federais da nova legenda. PMN e PHS, dois partidos considerados " nanicos´´, elegeram, neste ano, respectivamente, três e dois deputados.

O número da MD será o 33 antigo número do PMN. A ata do encontro será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral nos próximos dias para homologação da nova legenda.