Título: País apóia volta de trabalho técnico de Doha
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 10/11/2006, Brasil, p. A6

O Brasil e outros países importantes da Organização Mundial do Comércio (OMC) concordaram em retomar trabalhos técnicos para "explorar alternativas" que pavimentem a retomada da Rodada Doha de negociações globais.

Num cenário em que a vitória dos democratas nos Estados Unidos é vista com certa inquietação, a pressão aumenta entre a maioria dos países para a retomada da negociação. Simbolicamente, hoje o comitê especial de negociações agrícolas voltará a se reunir, no que será seguido nas próximas semanas por outros comitês, algo que não acontecia desde a suspensão da rodada em fins de julho.

"O Brasil vê como positivo retomar o processo, nesse diálogo informal e gerar movimentos para a rodada", disse o embaixador brasileiro na OMC, Clodoaldo Hugueney. Mas ele destacou que esse exercício tem limites, pois é a decisão política que realmente impulsionará ou não a negociação.

No momento, o embaixador não vê ainda condições para que o G-6 - Brasil, Estados Unidos, União Européia, Japão, Índia e Austrália - faça reunião ministerial. O sentimento, de fato, é que não adianta encontro dos principais negociadores se as posições não mudaram. Reunir-se sem resultado simplesmente seria novo sinal de fiasco.

A principal negociadora americana, Susan Schwab, por sua vez, publicou ontem no "Wall Street Journal" artigo intitulado "Ainda pronto para negociar". Repetiu as exigências para os principais parceiros se comprometerem com novas ofertas de abertura de seus mercados para então retomar a rodada e avisou que os EUA sozinho não tomarão iniciativa. (AM)