Título: Com Xbox, outro alvo da Microsoft é a convergência
Autor: Rosa, João Luiz
Fonte: Valor Econômico, 10/11/2006, Empresas, p. B1

O mercado mundial de videogame movimenta US$ 25 bilhões por ano - 55% em software e 45% em hardware, incluindo o console e seus acessórios. No Brasil, a projeção é de que os negócios poderiam chegar a algo entre US$ 300 milhões e US$ 500 milhões por ano, mas as vendas não alcançam nem um quinto desse total, diz Milton Beck, diretor da divisão de jogos e entretenimento da Microsoft.

É atrás dessa oportunidade que a companhia está lançando no país seu videogame de última geração, o Xbox 360, mesmo que os oponentes - a Sony, dona do PlayStation, e a Nintendo, cuja plataforma mais recente é a Wii - estejam ausentes. Mas além de obter uma nova fonte de receita, a companhia de Bill Gates tem outros interesses estratégicos. Com a convergência digital se transformando em realidade - e misturando aparelhos, tecnologias e formas de uso até agora independentes entre si -, a Microsoft quer garantir que a posição privilegiada conquistada no mundo dos computadores, com o sistema operacional Windows, tenha uma vida longa no novo universo convergente.

O Xbox 360 que poderá enfeitar a árvore de Natal do fãs brasileiros está preparado para funcionar com tecnologias sem fio, incluindo o joystick. O equipamento pode se ligar aos tocadores de MP3, ao computador pessoal e ao aparelho de TV, transformando-se numa espécie de central multimídia que permite ver fotos, ouvir música e assistir vídeos. Se tiver uma rede wireless em casa, a transmissão dos dados é feita sem fio.

Por enquanto, a Microsoft não vai oferecer no Brasil o Xbox Live, o serviço que permite ao jogador disputar torneios on-line com rivais que podem estar em qualquer outra parte do mundo. Mas um dos títulos que poderão ser distribuídos em breve mostra a disposição da empresa em cruzar referências e produtos. O game "Shadowrun" permite ao jogador disputar, no Xbox, uma partida com outro jogador em um computador dotado com o Windows Vista, o sistema operacional que a Microsoft lançará no início de 2007, na versão para uso em casa. A edição para empresas sairá antes.

A Microsoft não divulga quanto vai investir no lançamento do produto no Brasil. A empresa já fechou acordos de distribuição com redes - on-line e off-line - como Submarino, Americanas.com, Saraiva e Fnac. O lançamento também será acompanhado de uma campanha publicitária que inclui peças de televisão, mídia impressa, pontos-de-venda e internet, além de ações conjuntas com outras marcas. É o caso da Samsung e da Sprite, conta Beck. Os consoles serão todos importados. A Microsoft chegou a produzir os aparelhos, em regime de terceirização, no México e na Hungria, mas transferiu toda a manufatura para a Ásia.