Título: Economia do Sul começa lentamente a se recuperar da crise
Autor: Bueno, Sergio e Lima, Marli
Fonte: Valor Econômico, 09/11/2006, Brasil, p. A4

Os Estados do Sul começam, lentamente, a sair da crise que assolou suas economias em 2005 e parte de 2006. Nos meses de agosto e setembro, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina viram vários de seus indicadores reverter o sinal negativo que os acompanha há mais de um ano. Em Santa Catarina, a produção industrial cresceu 2% em agosto em relação a igual mês de 2005, reduzindo a queda acumulada no ano para 0,1%.

No Rio Grande do Sul, a quebra da safra de soja comandou o descenso da economia estadual em 2005, e agora é a principal responsável pela recuperação - que ainda é tímida. A estimativa é de uma colheita 209% maior em relação à de 2005 (quando caiu 70%). Há reflexos no emprego, nas vendas do varejo e também na concessão de crédito - 10% maior em setembro.

No Paraná, a produção da indústria cresceu 0,4% em agosto em relação a julho, mas o setor ainda acumula uma queda de 4,0% no acumulado de 12 meses até aquele mês segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No varejo, as vendas para o Dia das Crianças - 9,5% maiores - elevaram as previsões para o ano.

Os primeiros números positivos na economia sulina, contudo, ainda são insuficientes para reverter o ânimo dos empresários. Nestes Estados, muitas indústrias intensivas em mão-de-obra tem tradição exportadora e o câmbio valorizado tem prejudicado fortemente seu desempenho. Para 2007, as previsões de dividem entre as mais pessimistas e àquelas um pouco otimistas.