Título: Patriota deve ser novo embaixador em Washington
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 09/11/2006, Internacional, p. A13

O atual subsecretário-geral de Política do Ministério de Relações Exteriores, Antônio Patriota, deve ser o novo embaixador do Brasil nos EUA, segundo indicam fontes bem-informadas do Itamaraty. Diplomatas próximos ao chanceler Celso Amorim evitam confirmar a indicação, para evitar suscetibilidades por parte do governo americano, já que só na semana passada chegou à Casa Branca o pedido de agréement (concordância) para nome do substituto do atual embaixador, Roberto Abdenur.

Amorim tem dito que quer fazer uma "renovação" nos postos no exterior. Patriota, assessor do ministro há anos, se encaixa no perfil vazado pelo ministro a alguns de seus auxiliares: um embaixador recentemente promovido (ele é embaixador há menos de três anos), relativamente jovem (53 anos) e com experiência política e em acordos de comércio.

Classificado em primeiro lugar na sua turma no Instituto Rio Branco (algo extremamente valorizado pelo Itamaraty), Patriota serviu em Genebra, durante a passagem de Amorim pela representação brasileira. Com a escolha de Amorim para o ministério no governo Lula, ele foi assessor político, chefe de gabinete e, finalmente, subsecretário-geral.

Ele também trabalhou na representação do Brasil na ONU e, nos últimos meses, foi um dos principais articuladores da campanha do governo Lula por um assento permanente ao Brasil no Conselho de Segurança da ONU. É um especialista no assunto, e um entusiasta da candidatura brasileira, o que chegou a motivar rumores de que iria para os EUA para substituir o atual representante brasileiro na ONU, Ronaldo Sardenberg. (SL)