Título: PPS avalia que novo partido é discussão embrionária
Autor: Jayme, Thiago Vitale e Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 07/11/2006, Política, p. A6

A criação de um novo partido de centro-esquerda, que seria liderado pelo governador eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), ainda está no plano das idéias. A notícia de que Serra já estaria articulando a nova legenda, de caráter desenvolvimentista, para ocupar um espaço político de centro-esquerda vago no país, foi divulgada pelo portal "Folha Online" na tarde de ontem e repercutiu junto aos partidos. O presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), admitiu ter conversado com o ex-ministro da Saúde sobre o tema, mas informa que não chegaram a falar em criação, de fato, de uma nova sigla.

"Conversamos sobre essa questão durante a campanha. Chegamos à conclusão de que o ciclo do atual sistema partidário esgotou-se e que há um espaço para um partido democrático de esquerda", revelou Freire. Na conversa, Serra e Freire teriam concordado que há diversas lideranças políticas deslocadas de diversos partidos, que hoje estão muito fragmentados. "Todos os problemas dos últimos anos, como o mensalão e a desmoralização do PT criaram um vácuo para uma nova força política de esquerda. Mas nós só falamos disso, sem falar, de fato, em criarmos uma nova legenda", disse Freire.

O PPS está em fase de fusão com o PMN e o PHS para a criação da Mobilização Democrática, uma nova legenda capaz de superar a cláusula de barreira e manter a sobrevivência dessas três legendas. Essa nova sigla, segundo as especulações, poderia ser o embrião para o partido pensado por Serra. "Se houver algo, de fato, quem sabe esse nosso processo de fusão possa ser ampliado", avaliou.

O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), citado como possível integrante da nova legenda, confirmou a conversa com "emissários de Serra". Mas negou qualquer movimentação ou mudança de partido agora. "É algo que não se pode nem dizer que seja embrionário de tão prematuro que é", afirmou.

O deputados Eduardo Paes (RJ), secretário-geral do PSDB, e Jutahy Júnior (BA), líder tucano na Câmara, também tidos como possíveis integrantes da nova legenda, negaram qualquer possibilidade de criação do novo partido. "Nunca ouvi falar disso. Fiquei absolutamente surpreso e sou contra essa idéia", disse Paes. "Sou tucano e não penso em ir a partido algum. Temos de ficar no PSDB e organizar nosso partido", concluiu o secretário-geral.