Título: Selic deve cair meio ponto, dizem bancos
Autor: Ribeiro, Alex
Fonte: Valor Econômico, 07/11/2006, Finanças, p. C3

Os analistas econômicos do mercado financeiro se tornaram mais otimistas sobre a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, marcada para o fim deste mês. Em pesquisa realizada na sexta-feira pelo Banco Central junto às instituições financeiras do país, os analistas apostavam em um corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic, para 13,25% ao ano, ante uma redução de 0,25 ponto projetada na pesquisa da semana anterior.

A aposta em um corte de juros um pouco menos conservador ocorre a despeito dos alertas feitos pela autoridade monetária de que poderia imprimir maior parcimônia em suas decisões. Nas três últimas reuniões, o BC fez cortes de 0,5 ponto percentual na taxa básica - para os analistas, se optar por maior parcimônia, os cortes a partir de agora seriam de 0,25 ponto.

O BC vem insistindo no discurso da parcimônia na política monetária porque acredita que boa parte dos efeitos da redução dos juros feita até agora (que acumula seis pontos percentuais desde setembro de 2005) ainda não chegaram à atividade e inflação.

Nas duas últimas reuniões, o BC também ameaçou reduzir o ritmo de corte nos juros, mas acabou se rendendo aos dados que mostram baixa inflação e fraco crescimento econômico. Os analistas econômicos acreditam, de forma geral, que serão divulgados dados econômicos nas próximas semanas que confirmam esse quadro inflacionário benigno.

Pela terceira semana seguida, os analistas reduziram a sua projeção mediana para a inflação de 2007 - período considerado relevante para as decisões de política monetária que estão sendo tomadas agora. Eles esperam um IPCA de 4,14%, abaixo dos 4,16% projetados uma semana antes. O crescimento da economia projetado para 2007 foi mantido em 3,5%, pela décima semana.

Na visão dos analistas, o ciclo de cortes de juros teria sequência em 2007, até a taxa cair a 12% no final do ano. Seriam cinco cortes de 0,25 ponto percentual cada nas oito reuniões marcadas para 2007 - a primeira redução seria feita em janeiro.

Caso esse cenário se concretize, os juros médios em 2007 seriam de 12,82%, ante 15,09% projetados para 2006. A taxa real de juros cairia de 11,73% para 8,32% ao ano. Além da queda dos juros, o efeito positivo sobre os juros reais seria causado também pela maior inflação projetada - 3% em 2006 e 4,14% em 2007.