Título: ONG vai à Justiça contra audiências
Autor: Chiaretti, Daniela
Fonte: Valor Econômico, 06/11/2006, Brasil, p. A5

Na manhã de hoje a ONG Instituto Madeira Vivo, de Rondônia, promete entrar com uma ação no Ministério Público Federal para tentar suspender a realização das quatro audiências públicas marcadas para 8 a 11 de novembro no Estado. "Condenamos a pressa com que as audiências foram agendadas", diz o historiador Iremar Antonio Ferreira, vice-coordenador do instituto. "A população não teve acesso à complementação dos estudos que o Ibama solicitou aos empreendedores", reclama.

Há quatro audiências previstas, duas para a região de influência da hidrelétrica de Jirau e duas para a de Santo Antônio, mais próxima à capital. A primeira audiência deve acontecer dia 8, em Abunã, a 215 km de Porto Velho; a segunda, no dia 9, em Mutum Paraná; depois, no dia 10, em Jaci Paraná e finalmente no sábado, em Porto Velho.

Ocorrerá uma quinta, se depender do desejo das comunidades indígenas da região que, na semana passada, protocolaram no escritório regional do Ibama o pedido de uma audiência pública específica. A solicitação foi assinada pela Federação das Organizações Indígenas de Rondônia, Noroeste do Mato Grosso e Sul do Amazonas e pelas associações dos povos Karitiana, Kapivari e Karipuna. "O EIA-Rima não considera os povos isolados", diz Ferreira, referindo-se aos grupos que ainda não fizeram contato, fogem da frente de colonização e das quais se encontram só vestígios. Segundo ele, por ali vivem mais de dez povos isolados, sendo quatro a cinco na área de influência do projeto. (DC)