Título: Preço médio é o maior desde 1995
Autor: Vieira, André
Fonte: Valor Econômico, 06/11/2006, Empresas, p. B7

A celulose de eucalipto - a especialidade da indústria brasileira - atingiu em novembro o valor mais alto na América do Norte desde 2001, superando a barreira dos US$ 700 por tonelada (US$ 710) e registrou os preços médios mais altos em 11 anos.

A Votorantim Celulose e Papel (VCP) calcula que 1 milhão de toneladas de produção de celulose por ano serão fechadas entre 2006 a 2010. Isso significa exatamente o que a Votorantim fabricará desta matéria-prima em 2006.

As empresas brasileiras comemoram. Nem mesmo a entrada de novas capacidades na América do Sul parecem derrubar os preços. Estão previstas o início de novas fábricas, novas ampliações e eliminações de gargalos de grandes fabricantes de celulose até o fim da década. A demanda por celulose de eucalipto deverá crescer 6,6% em média, ao passo que o consumo total pela matéria-prima para produção de papel crescerá 1,5%.

"A demanda mundial atual é de 40 milhões de toneladas. Para 2007, prevê-se crescimento de 2,5% a 3% na demanda, o que representa aumento de mais de 1 milhão de toneladas", disse o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Celulose e Papel (Bracelpa), Horácio Lafer Piva.

Ele avalia que as unidades com baixa produtividade e equipamentos obsoletos em países como EUA e Canadá continuarão fechando em 2007. Ele prevê preços médios para a celulose muito semelhantes aos praticados neste ano mesmo considerando a entrada em operação dos novos projetos. (AV)