Título: Grupo triplica de tamanho desde 1999 com aquisições
Autor: Rocha, Janes
Fonte: Valor Econômico, 03/11/2006, Empresas, p. B5

A ofensiva da Gerdau na Argentina retrata movimento acelerado de expansão da siderúrgica gaúcha lançado desde 1999, quando pôs os pés nos Estado Unidos, o mercado mais cobiçado do mundo. Faz parte também de sua estratégia de ocupação de mercados disponíveis na América Latina para conter a entrada de estrangeiros, como a Arcelor Mittal. A russa Severstal, segundo um executivo, está analisando ativos na região.

Nos países vizinhos ao Brasil, neste ano a Gerdau adquiriu a Siderperú, confirmou interesse pela Acerias Paz del Rio na Colômbia, onde chegou no fim de 2004, e há rumores de que negocia com o grupo Villacero, do México, a compra da Sicartsa. No Uruguai está desde 1980 e no Chile desde 1992.

O apetite da família Gerdau por aquisições, dentro e fora do Brasil, levou o grupo a quase triplicar de tamanho desde 1999 - de 7,7 milhões de toneladas para 18,7 milhões no início deste ano. Naquele ano, adquiriu a americana Ameristeel. Neste ano, chegou também à Europa, com a aquisição de 40% da fabricante de aços especiais Sidenor. Em abril, comprou nova usina nos EUA, a Sheffield Steel.

Com as recentes aquisições e os planos de expansão no Brasil, o grupo Gerdau projeta capacidade de produção de 22 milhões de toneladas em 2008. Em 2005, com produção de 14 milhões de toneladas, foi o 14º no ranking mundial. Com a consolidação do setor, pode ficar entre os 10 em pouco tempo.