Título: Proposta brasileira faz avançar Sul-Sul
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 12/12/2006, Brasil, p. A4

Enquanto a OMC luta para salvar a Rodada Doha, outra negociação de liberalização comercial pode terminar mais cedo: a Rodada Sul-Sul. Proposta do Brasil para conclui-la no ano que vem foi praticamente consenso ontem entre os mais de 30 países participantes da negociação, que prevê troca de concessões tarifárias só entre países em desenvolvimento. Ela se realiza através do Sistema Geral de Preferências Comerciais (SGPC), mecanismo da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad.

Até então numa posição mais protecionista, a Índia considerou boa a proposta brasileira de redução de 30% na tarifa aplicada, além de negociação por setor para ampliar a liberalização entre os países que se interessarem. O embaixador brasileiro, Clodoaldo Hugueney, qualificou o resultado da discussão de "bastante positivo".

O secretário-geral da Unctad, Supachai Panichpakdi, que foi diretor-geral da OMC, destacou as conseqüências da negociação Sul-Sul. Em 2005, o total das exportações dos membros do SGPC foi de US$ 1,8 trilhão, representando 17,5% do comércio mundial. Desse total, US$ 405 bilhões foram exportações entre países que participam do mecanismo - ou seja, mais de 20% de suas exportações.

Nem todos os membros do SGPC confirmaram presença na atual rodada Sul-Sul. Até agora, 21 países apresentaram lista de produtos de interesse exportador. A China há bastante tempo indicou que não participaria. A África do Sul também está fora. (AM)