Título: Sindicato do setor sugere mudanças ao ministério
Autor: Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 13/12/2006, Brasil, p. A7

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) apresentou sugestões para a reestruturação do controle de tráfego aéreo, durante reunião com o Ministério da Defesa, ontem. A entidade defende, principalmente, que o controle deixe de ser operado por militares e passe a ser feito por civis.

O sindicato sugeriu a "transferência, para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do controle, fiscalização e regulação das atividades de controle do tráfego aéreo civil (...)". O Snea também propôs a criação de uma secretaria de aviação civil, subordinada ao Ministério da Defesa, à qual "ficariam vinculadas a Anac e a Infraero". Dentro da secretaria, seria instituído um departamento civil de controle aéreo ou, como alternativa, a atividade seria inteiramente transferida à Infraero. Hoje, grande parte do controle de tráfego é militar, feita pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

"Todas as sugestões foram discutidas e alguns pontos foram descartados", afirmou José de Anchieta Hélcias, vice-presidente do Snea, sem fornecer mais detalhes. A entidade também propôs a criação de um plano de carreira específico para os controladores de vôo.