Título: Bueno diz que pode haver "aquartelamento"
Autor: Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 13/12/2006, Brasil, p. A7

O comandante da Aeronáutica, Luiz Carlos Bueno, afirmou ontem a senadores que não haverá nova crise no setor aéreo neste fim de ano e, se preciso for, haverá aquartelamento de controladores de vôo para evitar que os usuários sejam prejudicados em caso de paralisação. Numa reunião com cinco senadores que formam a comissão especial que analisa o caso, Bueno disse que os brasileiros poderão viajar com tranqüilidade durante as festas de Natal e réveillon.

A reunião aconteceu no Ministério da Defesa. "Ele garantiu que dá para viajar tranqüilamente no fim do ano. Disse que não haverá um novo surto dessas coisas catastróficas", afirmou o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM). Segundo o senador Sibá Machado (PT-AC), o comandante da Aeronáutica disse que poderá haver aquartelamento de controladores de vôo se houver sinais de paralisação dos profissionais neste período de final de ano.

O senador compõe a comissão do Senado que acompanha a crise do sistema aéreo. "O comandante deixou claro que a população não terá mais prejuízo daqui para frente. Se for necessário, haverá o aquartelamento. Embora isso (a paralisação) pareça um boato, não podemos deixar acontecer para depois tomar uma atitude ", disse Sibá Machado. Ele relatou que Bueno fez uma longa explanação sobre as medidas adotadas pela Aeronáutica para sanar os problemas e evitar a repetição de novas panes.