Título: Tudo pronto para a posse
Autor: Oliveira, Noelle
Fonte: Correio Braziliense, 31/12/2010, Cidades, p. 22

Governador eleito, Agnelo Queiroz (PT), assume o cargo amanhã pela manhã em cerimônia no Palácio do Buriti. Esquema de segurança reforçado está definido para a festa

O terno que o governador eleito Agnelo Queiroz (PT) usará para a posse ainda não foi escolhido, mas todo o esquema de segurança e agendamento para a festa de amanhã está organizado. São 350 policiais militares, 30 policiais civis, 100 bombeiros e 100 agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) trabalhando no sábado para garantir a segurança durante a posse do chefe do Executivo local. As informações são da assessoria do novo governo. Segundo a Polícia Militar, no entanto, mil homens foram escalados para trabalhar, a partir das 7h, na posse do governador. É esperado pela PM um público de 500 mil pessoas circulando entre a Câmara Legislativa, o Palácio do Buriti e a Esplanada dos Ministérios.

A agenda oficial do petista começa às 9h30, mas a expectativa é para que às 8h ele acompanhe uma missa, juntamente com a família, em uma paróquia da cidade (veja arte). De lá, o governador se dirige à Câmara Legislativa do DF, onde será recebido por três deputados distritais previamente designados pela Casa. Às 10h, após a posse dos parlamentares que terá ocorrido uma hora antes, Agnelo será empossado governador pelo deputado distrital reeleito e atual vice-presidente da Casa, Cabo Patrício (PT). A tarefa caberá ao parlamentar, uma vez que ele é o único remanescente da Mesa Diretora atual que estará na próxima legislatura.

Acompanhado do vice-governador eleito do DF, Tadeu Filippelli (PMDB), o novo governador fará o juramento de compromisso conforme determina a Lei Orgânica do DF e a Constituição Federal. Depois da posse, Agnelo discursa por cerca de 15 minutos e segue em carro fechado, separado do vice, para o Palácio do Buriti. A chegada à cerimônia está prevista para às 11h30. Na ocasião, ocorrerá a transmissão de cargo, momento em que Rogério Rosso (PMDB) passará a faixa governamental para Agnelo. Rosso fará um discurso de despedida e, em seguida, será a vez de o petista declarar algumas palavras. A posse dos secretários e dos administradores regionais está marcada para às 12h30.

Após a foto oficial do governador com o seu secretariado, Agnelo falará com a imprensa e sairá do prédio para cumprimentar os presentes que acompanharão a cerimônia do lado de fora, na Praça do Buriti, por meio de dois telões montados no local. Não há previsão de discurso do vice-governador eleito. A expectativa é para que às 13h30 toda agenda tenha se encerrado, e o novo governador siga para a cerimônia de posse da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), marcada para às 14h30. ¿Agnelo está em uma expectativa muito grande para a posse. Ele está consciente de que a população quer respostas rápidas e é nesse sentido que ele vai trabalhar a partir de 3 de janeiro¿, afirmou a futura secretária de Comunicação do DF, Samanta Sallum. Apesar de o modelito da posse ainda não ter sido escolhido pelo novo governador, segundo a assessoria, a tendência é de que o novo governante preze pelo simples e o discreto durante a festa.

Trânsito Os brasilienses que desejam acompanhar a posse do governador devem ficar atentos às mudanças previstas no trânsito da cidade (leia abaixo). Quem for depender de transporte público vai contar com o funcionamento do metrô em uma data em que o transporte rotineiramente não trabalha, mas que, por conta das festividades, estará disponível das 8h às 23h30 ao preço de R$ 2. Segundo a Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), o número de trens poderá ser aumentado caso seja necessário.

De acordo com informações divulgadas pelo Transporte Urbano do DF (DFTrans), os ônibus funcionarão com tabela de horário de sábado. O órgão não informou a parcela da frota que estará em circulação, mas garantiu que se trata de mais de 50%. Além disso, todas as empresas estão autorizadas e deverão manter reservas de plantão para que seja colocada em circulação. A assessoria de comunicação de Agnelo informou que o novo governo negocia a colocação de ônibus gratuitos em circulação, mas nenhum acordo foi fechado até o momento.

Aqueles que decidirem se locomover em carros particulares para acompanhar as solenidades da Praça do Buriti poderão estacionar os carros no Ginásio Nilson Nelson, em frente ao Tribunal de Justiça do DF (TJDFT) ou na área atrás da sede do governo local. A via em frente à Câmara Legislativa, assim como os estacionamentos no local, estarão fechados. Também é importante ficar atento a mudanças de tráfego na Esplanada devido à posse presidencial.

Mesa Diretora Após a posse de Agnelo Queiroz, será dada continuidade na Câmara Legislativa à eleição da Mesa Diretora da Casa. Uma sessão será aberta pelos 24 deputados distritais para realizar a eleição dos cinco integrantes da Mesa, por volta das 11h. Serão escolhidos o presidente, o vice-presidente, o primeiro, o segundo e o terceiro secretários que irão comandar a Casa nos próximos dois anos (2011 e 2012).

Comemoração A população poderá acompanhar as cerimônias que ocorrerão na Câmara Legislativa e no Palácio do Buriti por meio de uma estrutura montada na Praça do Buriti. Serão nove tendas de 12 metros quadrados para proteger os presentes de uma possível chuva. Um tablado também está sendo erguido para acomodar o petista. Após a presença de Agnelo, que fará um agradecimento ao público, haverá a apresentação de uma banda de jazz no local.