Título: Alckmin defende que PSDB tenha candidato próprio em São Paulo
Autor: Boechat, Yan
Fonte: Valor Econômico, 25/06/2007, Política, p. A8

Os planos nem tão secretos do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), em disputar a reeleição repetindo a dobradinha com o PSDB podem naufragar se o partido do ex-governador Geraldo Alckmin seguir de forma inflexível as diretrizes partidárias. De acordo com Alckmin, que ontem participou de um seminário da juventude do partido, a "tendência natural" e a orientação interna é de que o PSDB tenha candidato próprio em todos os municípios brasileiros, para que possa sair fortalecido das eleições do ano que vem para a disputa presidencial de 2010.

"É claro que cada caso é um caso, e isso vai ser discutido só no ano que vem", afirmou. "Mas eu entendo que o PSDB deve ter candidato próprio em todos os mais de 5,5 mil municípios brasileiros", disse o ex-governador paulista, ao ser perguntado se o PSDB deveria encabeçar uma possível chapa com o DEM.

Geraldo Alckmin também descartou a possibilidade de concorrer à presidência do PSDB. De acordo com ele, sua participação na definição da nova liderança do partido se dará apenas como a de um militante. "Não pretendo ter nenhum cargo de natureza partidária, serei exclusivamente um militante nessa disputa", disse ele, afirmando que também ainda é muito cedo para definir os nomes que concorrerão à presidência do partido. As eleições no PSDB ocorrem em novembro.

Alckmin afirmou, no entanto, que pretende ter uma atuação direta nas discussões sobre o novo presidente do partido. Hoje, ele participa de um seminário do PSDB gaúcho em Porto Alegre e deve acompanhar as discussões em torno da disputa interna do partido em todos os estados brasileiros.

Geraldo Alckmin afirmou que uma parceria com o antigo PFL para disputar a prefeitura da cidade de São Paulo é possível e que, nesse momento, tudo leva a crer que isso vá acontecer. "Com o cenário que temos nesse momento uma aliança com o DEM é bastante possível", afirmou o ex-governador. No entanto, Alckmin fez questão de frisar que a definição dos nomes de uma possível chapa conjunta só deve acontecer no ano que vem. "Ainda é muito cedo para discutirmos nomes de candidatos, isso só vai acontecer em 2008", afirmou.

O ex-governador de São Paulo fez coro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de que o PSDB precisa sair fortalecido das eleições municipais de 2008 para ter chances de voltar à presidência em 2010. De acordo com ele, são nas eleições para prefeito e vereadores que o partido se aproxima mais do povo. "É preciso que o partido se estruture para estar próximo do povo nas eleições municipais", afirmou o ex-governador, reiterando que pretende atuar ativamente nas campanhas dos candidatos do PSDB. "A candidatura à Prefeitura de São Paulo não é uma meta pessoal", disse.

O ex-governador de São Paulo voltou a defender uma investigação isenta e justa em relação às acusações de que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teria recebido recursos de uma empreiteira para pagar contas pessoais. "Acho que tem que investigar e acho que é isso que o Senado vai fazer, buscar a verdade", disse. "É isso o que a sociedade espera".