Título: Renovação é conduzida por parentes de lideranças
Autor: Junqueira, Caio
Fonte: Valor Econômico, 25/06/2007, Política, p. A10

No Democratas Jovem, o braço partidário que tem como uma de suas funções atrair gente nova ao partido, a renovação alardeada pelo partido é conduzida por parentes de antigos - e atuais - políticos do DEM.

O presidente nacional e paraibano do órgão é o deputado federal Efraim Moraes Filho, filho do senador Efraim Moraes. Em São Paulo, o presidente é Walter Abrahão Filho, diretor comercial e social de uma autarquia paulistana, a Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab). Ele é filho do ex-vereador malufista e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Município Walter Abrahão. No Rio Grande do Sul, Rodrigo Lorenzoni, filho do deputado federal Onyx Lorenzoni, preside o órgão. No Rio, quem comanda é o deputado estadual Pedro Fernandes Neto, filho da ex-vereadora e atual secretária de Meio Ambiente carioca, Rosa Fernandes, e neto do ex-deputado estadual Pedro Fernandes, parlamentar fluminense com maior tempo de mandato na Assembléia do Estado.

A juventude do Democratas do Paraná é chefiada por Pedro Lupion, filho do deputado federal Abelardo Lupion, que por sua vez é neto do ex-governador paranaense Moises Lupion (1946-1951). Em Pernambuco, até a semana passada o presidente era Marcelo Roma, neto de João Roma, que atuou na política do Estado nos anos 30, 40, 50 e 60. Foi deputado federal por três vezes. No Ceará, Francisco Alberto Martins Neto é neto do ex-prefeito de Canindé (CE). No Acre, a presidente Roberta Cristina Valle Albuquerque Lima, além de colunista social de um jornal de Rio Branco, é filha do deputado constituinte Osmir Lima. (CJ)