Título: Pequenas empresas são prioridade dos bancos na disputa
Autor: Assef, Andrea
Fonte: Valor Econômico, 25/06/2007, Caderno Especial, p. F4

Chegou a hora de sua empresa crescer. Este é o mote da nova campanha publicitária da Visa Empresarial, lançada no mês passado, em meio a diversas ações de marketing para alavancar o uso de seus cartões de crédito e de débito. Além dos anúncios, a Visa Empresarial oferece descontos exclusivos e um portal de relacionamento, que comunicam os benefícios do produto para os pequenos e médios empresários. "Nosso objetivo é oferecer soluções de gestão financeira que contribuam para melhorar a eficiência do empresário brasileiro", explica Eduardo Chedid, vice-presidente de produtos da Visa do Brasil. As peças da campanha cuja assinatura é "Visa Empresarial: chegou a hora de sua empresa crescer" mostram de forma bem-humorada o dia-a-dia das pequenas empresas como, por exemplo, um cartão de visita com o mesmo nome em diversas funções e um organograma com apenas a foto do proprietário em diferentes atividades. Tudo para convencer o pequeno empresário das vantagens do uso do cartão corporativo na sua empresa.

"Agora consigo ter uma noção muito melhor da movimentação do dinheiro", afirma Robert Dannenberg, presidente da Tradenetwork, empresa organizadora da Expo Money, um dos maiores eventos do mercado financeiro do país. Com cinco anos de vida e 16 colaboradores, há apenas cinco meses, a Tradenetwork migrou para o meio de pagamento eletrônico. Antes disso, os sócios faziam o que a maioria dos pequenos empresários faz no Brasil: utilizavam os seus cartões de crédito pessoais quando era necessário. De acordo com Dannenberg, a gestão financeira da empresa ficou muito mais segura e confortável. "Agora não tenho mais um monte de papagaio pendurado para pagar ao longo do mês, pois todos os pagamentos estão concentrados", afirma.

Na busca por este cliente das empresas de pequeno e médio porte, a MasterCard - em parceria com os sete bancos emissores de seus plásticos, incluindo Itaú, HSBC e Bradesco - resolveu ir mais longe e dar um prêmio em dinheiro para as companhias que mais usarem o cartão corporativo. Para cada transação com o plástico da empresa feita entre junho e agosto, há um cupom eletrônico. Quem for sorteado vai receber R$ 150 mil. Para divulgar a campanha, a bandeira fará anúncios na mídia voltada para o segmento, principalmente no rádio. A campanha com a premiação foi resultado de uma pesquisa que a administradora de cartões realizou em março e abril deste ano com cinco grupos de discussão formados por pequenos empreendedores. O resultado das conversas mostrou que o prêmio em dinheiro era o que eles mais gostariam de ganhar, principalmente para investir na companhia. "Esta campanha de estímulo de venda será a primeira de muitas que pretendemos fazer", afirma Regina Rocha, vice-presidente de produtos corporativos da MasterCard.

No segundo semestre de 2006, a Mastercard fez um estudo quantitativo em que ouviu 600 empresas com até 50 funcionários em várias regiões metropolitanas do país e o interior do Estado de São Paulo. Nada menos que 76% das companhias são familiares e dirigidas pelos fundadores. Quando há necessidade de se comprar um produto mais caro, 53% responderam que é o dono da empresa quem decide; quando a decisão é escolher o meio de pagamento, esse percentual sobe para 73%. Apenas 36% tem nível superior. Até agora, o principal local onde as pequenas companhias usam o cartão é no supermercado. Em seguida aparecem as compras de material de limpeza e papelaria. Gasolina e refeições também foram apontados pela pesquisa da MasterCard. Viagens internacionais raramente são feitas: 96% dizem que não viajam para o exterior; 65% não fazem viagens nacionais. O levantamento mostrou que 32% dos pequenos empresários prefere ir às agências bancárias fazer as transações

Com uma base de clientes pessoa jurídica, portadores de cartões, composta por aproximadamente 105.000 (MasterCard, Visa e BNDES), a Caixa Econômica Federal prevê para 2007 a comercialização de cerca de 90.000 cartões empresariais Caixa nas bandeiras MasterCard e Visa e de 10.000 Cartões BNDES Caixa. Este aumento significativo no volume de cartões empresariais deve-se aos esforços do banco para atender a este público. Foi criado um departamento específico dentro da Caixa Econômica Federal para cuidar da área de soluções customizadas e compartilhadas dos cartões corporativos. "Estamos apostando no crescimento dos cartões corporativos principalmente no terreno do business to business (B2B)", afirma Eliel Teixeira de Almeida, gerente nacional de cartões para pessoa jurídica da Caixa.

No Brasil onde a expectativa é de um crescimento de 50% ao ano, o segmento de cartões corporativos e empresariais acompanha a movimentação e a performance das empresas, seus clientes em potencial. De acordo com o IBGE, o Brasil tem cinco milhões de empresas. E a cada ano, segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae, 470 mil micro e pequenas empresas são criadas, sendo que 49,4% delas fecham as portas antes de completar dois anos. Entre as principais razões dessa alta mortalidade estão a falta de capital de giro, o endividamento, a falta de preparo na gestão do negócio e o desconhecimento do mercado. Atualmente, as pequenas e médias empresas representam 99% do total das empresas que existem no país e empregam um contingente de 26 milhões de trabalhadores, ou seja, 56% da força de trabalho do Brasil. Na economia informal, esse setor equivale a 9,5 milhões de empreendimentos que envolvem trabalhadores por conta própria e pequenos empregadores (de um a cinco funcionários).