Título: Embraer fecha venda de 50 jatos Phenom
Autor: Nakamura, Patrícia
Fonte: Valor Econômico, 04/07/2007, Empresas, p. B8

A Embraer já acumula uma carteira de pedidos de 450 unidades dos jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300. Ao longo do segundo trimestre, a empresa comercializou 50 jatos da linha, de acordo com Luís Carlos Affonso, vice-presidente de aviação executiva. A Embraer não especifica os números de venda de cada modelo nem o valor da carteira.

Entre 10 e 15 anos, a aviação executiva deverá responder por 20% das receitas da fabricante de jatos. Em 2006, essa participação saltou de 7% para 15%, baseada apenas no único produto, o jato Legacy 600, da categoria super midsize (16 passageiros). Até lá, além da linha Phenom (nas categorias very light e light jet, para até nove ocupantes), o Legacy e o Lineage 1000 (de categoria ultra large, até 19 assentos), a Embraer poderá ter jatos executivos em segmentos intermediários entre a família Phenom e o Legacy. Segundo Affonso, há um anteprojeto em andamento, mas ainda sem previsão de anúncio oficial. "As primeiras entregas desses jatos podem sair para depois de 2012", informou.

A estratégia do lançamento da linha Phenom tem como objetivo criar fidelidade dos clientes com a Embraer - a partir da compra de jatos de pequeno porte - além de conquistar uma fatia importante do mercado de renovação de frotas. Em 10 anos, a aviação executiva mundial deverá demandar 11 mil novas unidades, movimentando cerca de US$ 170 bilhões. A América Latina deverá responder por 10% do volume de compras, enquanto a América do Norte absorverá quase 60% desse total.

O primeiro vôo do Phenom 100 deverá ocorrer em até um mês, a tempo de apresentar a aeronave na Labace, evento de aviação executiva que acontece no início de agosto em São Paulo. As primeiras unidades devem ser entregues em meados do ano que vem. Já o modelo 300 terá sua comercialização iniciada um ano depois. Executivos e empresas de táxi aéreo, que tentam fugir dos congestionamentos observados na aviação comercial, são os principais compradores. Os destinos mais prováveis são Ásia, Europa e Estados Unidos. A próxima posição livre na produção do Phenom 100, em Gavião Peixoto (SP), é em 2011. Uma nova encomenda do modelo 300 só será atendida em 2012.

A empresa também informou que pretende, até o fim do ano, realizar a entrega de até 30 jatos Legacy, três a mais em relação ao ano passado. Cada unidade, pelo preço de tabela, vale US$ 25 milhões. Segundo Affonso, a Embraer pretende somar cem entregas em até dois anos e meio. Já o Lineage 1000, baseado na estrutura do jato comercial Embraer 190, já acumulou 10 pedidos firmes, e a primeira unidade deve ser entregue em meados de 2008. Cada jato deverá custar US$ 42 milhões a partir do dia 20.