Título: Produção acumula oito meses de crescimento seguido
Autor: Salgado, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 05/07/2007, Brasil, p. A8

A produção industrial brasileira surpreendeu e apresentou uma expansão de 1,3% em maio na comparação com abril (com ajuste sazonal). O desempenho ficou bem acima das expectativas de analistas, que previam variação entre -0,3% e 0,3%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a indústria teve crescimento de 4,9% na produção, o 11º resultado positivo consecutivo.

A variação ficou acima das estimativas, de alta entre 2,2% e 3,3%. O resultado de abril em relação a março foi revisado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de queda de 0,1% para estabilidade (0%). Com isso, a indústria acumula oito meses consecutivos de resultados positivos, com saldo de 5,2% entre setembro e maio.

"Não havia essa sustentação por tanto tempo, é um crescimento permanente, mas não é explosivo, tanto que esse saldo entre a produção de maio e setembro mostra um crescimento na faixa de 5,0%", disse Silvio Sales, coordenador de Indústria do IBGE.

Nos cinco primeiros meses do ano, a produção da indústria registra uma expansão de 4,4% e nos últimos 12 meses, de 3,3%. Os segmentos que mais contribuíram para o desempenho foram veículos automotores (3,7%), farmacêutica (8,3%) e máquinas e equipamentos (3,1%). Por outro lado, produtos químicos e bebidas tiveram desempenho negativo (-1,8% em -2,8% respectivamente).

Na comparação com maio de 2006, a produção industrial apresentou o 11º resultado positivo seguido, com avanço de 4,9%. Nessa mesma comparação, a maior alta veio do item máquinas e equipamentos (19%) e veículos automotores (10,8%). O segmento de bens de capital mais uma vez obteve a maior variação entre as categorias, com avanço de 19,4% - a maior taxa desde agosto de 2004 (30,8%). "Observa-se a sustentação de taxas de dois dígitos, com crescimento generalizado, principalmente de bens para própria indústria e bens para agricultura. Isso antecipa que a taxa de investimento vai continuar crescente, afirmou Sales.