Título: Depois dos EUA, jovens abrem negócio na região
Autor: Lamucci, Sergio
Fonte: Valor Econômico, 05/07/2007, Especial, p. A14

O bom momento da região transformou Araçatuba em uma opção atraente para jovens empresários da cidade que estudaram em São Paulo ou em outros Estados e em alguns casos moraram fora do país. Muitos voltaram para abrir um negócio na cidade.

Sócio da Saltec Soluções Industriais, Jorge Salibe Neto morou nos EUA e se formou em engenharia elétrica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele não tinha expectativa de voltar para Araçatuba, mas as perspectivas mudaram significativamente com o boom sucroalcooleiro. "Eu tinha certeza de que não haveria campo de trabalho em Araçatuba", diz ele. Ele mudou de idéia, e abriu a Saltec em novembro de 2005.

O empresário Ivan Fernandes e seu pai, Benedito Fernandes, optaram pelo ramo de restaurantes. Ivan estudou administração de empresas em São Paulo, e trabalhou como consultor. Em outubro de 2004, abriu a Donna Oliva, pizzaria com 280 lugares inspirada nas casas mais modernas de São Paulo. O faturamento tem crescido 15% ao ano e hoje a pizzaria emprega 32 funcionários.

Ivan estima que 40% de sua clientela é de fora de Araçatuba. "No sábado, eu não consigo atender a demanda", afirma ele, contando que a espera por um lugar pode durar duas horas. Além da expansão do setor sucroalcooleiro, Ivan vê o fortalecimento da classe média como responsável pelo desempenho de sua pizzaria. Eles já têm uma filial em Presidente Prudente e vão abrir um restaurante italiano em Araçatuba.

Um sinal de consolidação da classe média é o aumento dos preços no mercado imobiliário. Em alguns casos, os aluguéis subiram de 20% a 30% em dois anos, diz o subdelegado do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci) da região de Araçatuba, Izaias Bittencourt Dias Sobrinho.

Com o cenário econômico positivo, também aumenta o número de clientes de maior renda na cidade, diz o diretor-executivo do Bradesco, Odair Rebelato. No segmento Prime (rendimento mínimo de R$ 4 mil mensais), o Bradesco viu sua carteira de clientes em Araçatuba aumentar de 1,8 mil no fim de 2005 para 2,4 mil em abril deste ano. O total de ativos administrados (como depósitos à vista, a prazo e fundos de investimento) pelo banco na cidade subiu 29% em 2006 e mais 10,2% nos primeiros quatro meses do ano.

A oferta de vagas nas universidades em Araçatuba tem crescido muito. A Unisalesiano tinha 450 alunos em 2002 e hoje está com 3,3 mil. Até 1997, oferecia apenas dois cursos - hoje são 11. Segundo o vice-diretor geral da Unisalesiano, André Ornellas, os novos cursos são pensados em função da realidade da região. Os alunos de engenharia (mecatrônica, de telecomunicações e de computação) não têm nenhuma dificuldade em encontrar emprego, diz ele.

Os números da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ainda não captam uma alta expressiva da renda em Araçatuba. De 2003 a 2005, o rendimento médio real na cidade cresceu 2,96%, um pouco abaixo dos 3,34% registrados pela média do Estado, segundo cálculos da LCA Consultores.