Título: FMI e ONU esperam crescimento maior no Brasil
Autor: Moreira, Assis
Fonte: Valor Econômico, 03/07/2007, Brasil, p. A6

A economia brasileira pode crescer acima dos 4,4% previstos para este ano, acompanhando o desempenho melhor que esperado da economia global, segundo avaliações feitas ontem no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (Ecosoc). A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê expansão global de 3,4%, baixo dos 4% do ano passado. Já o Fundo Monetário Internacional (FMI) calcula que a taxa ficará em 5%, mas o cálculo é diferente, com a ONU levando em conta o poder de paridade de compra (PPP).

O tamanho da expansão da economia brasileira está praticamente definido, na avaliação do diretor-geral adjunto do FMI, Murilo Portugal. Pode ser acima de 4,4% porque "os números são bons" e existe a de combinação de circunstâncias externas favoráveis com mudanças internas positivas. Ele acha que, se novos estímulos ocorrerem agora, os efeitos vão se manifestar no ano que vem, e haverá possibilidade de enfim a economia brasileira superar o crescimento da economia global, previsto pelo FMI em 4,9% em 2008.

Nas previsões revisadas da ONU, a América Latina cresce 4,8% este ano, um aumento de 0,6% comparado a estimativa do começo do ano. Para 2008, a taxa é esperada em 4,4%, ainda abaixo dos 5,7% de 2006. A ONU destaca que o Brasil e o México já fizeram melhor do que o esperado ano passado, e o mesmo pode acontecer este ano, sobretudo com a forte demanda doméstica no Brasil. O estudo mostra, contudo, que no período 1990-2005, quando o país cresceu em média 2,5%, a produtividade só aumentou 0,6% - comparado a 7,6% na China e 3,7% na Ilha Mauricio.

Para Murilo Portugal, o principal risco para o Brasil e a América Latina seria de origem externa. Ele observou que a vulnerabilidade no Brasil é bem menor, mas ainda existe porque a dívida pública bruta é elevada, e sua tem uma parte grande de curto prazo.