Título: Indústria cresce em 10 das 14 regiões em maio, puxada por São Paulo
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 10/07/2007, Brasil, p. A2

A indústria paulista mais uma vez puxou o crescimento da produção brasileira. O maior parque industrial do país cresceu entre abril e maio a mesma taxa da média da indústria (1,3%). Trata-se do quarto mês seguido de crescimento da indústria paulista, período em que acumula alta de 4,1%.

Segundo André Macedo, da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria paulista concentra a maior parte dos segmentos de bens de capitais, que são o grande destaque da produção brasileira neste ano. As maiores contribuições vieram de máquinas e equipamentos e material de informática, nos quais se destacam os centros de usinagem, computadores e máquinas agrícolas.

Em sentido contrário, as maiores pressões negativas vieram de materiais elétricos (-9,3%), veículos automotores (-2,0%) e refino de petróleo e produção de álcool (-3,3%). "São Paulo, que detém o maior peso, exemplifica muito o que acontece no país. É uma leitura positiva por diversos cortes", afirmou André Macedo.

Em relação a maio do ano passado o desempenho de São Paulo também foi determinante para o crescimento de 4,9% da indústria brasileira. A indústria paulista apurou alta 3,2% nessa base de comparação. No ano, a expansão da indústria de São Paulo chega a 3,4%.