Título: Disputa municipal terá 2º turno em 74 cidades
Autor: Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 10/07/2007, Política, p. A9

Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que pelo menos 74 cidades atingiram a cota mínima de eleitores - 200 mil - para a realização de segundo turno nas eleições municipais do ano que vem. O número é um pouco maior em relação às últimas eleições municipais, em 2004, quando 68 cidades tinham condições de fazer segundo turno, e reflete o crescimento no eleitorado do país nessa década.

Em 2004, houve segundo turno em 44 dos 68 municípios aptos a realizá-lo. Em 2000, houve segundo turno em 31 dos 59 municípios com mais de 200 mil eleitores. A Constituição de 1988 prevê a realização de segundo quando nenhum candidato conseguir obter a cota mínima de 50% mais um dos votos válidos (excluídos os votos em branco e os nulos).

Até as eleições de 2008, o número de municípios com segundo turno pode crescer. Há três cidades na faixa dos 190 mil eleitores (Uberaba, Guarujá e Rio Branco, no Acre) e outras seis cidades na faixa dos 180 mil eleitores (Vitória da Conquista, Taubaté, Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Barueri, Limeira e Santarém).

As eleições do ano que vem estão marcadas para os dias 5 (primeiro turno) e 26 de outubro (segundo turno). O TSE ainda não definiu o prazo final para o registro de novos eleitores, mas deve ficar entre abril de maio do ano que vem. Ou seja, nesses municípios ainda deve-se esperar por um prazo que varia entre oito e nove meses para avaliar o crescimento do número de eleitores e, com isso, verificar a possibilidade ou não de realização de segundo turno.

Por outro lado, existem cinco municípios com pouco mais de 200 mil eleitores que correm o risco de sair da faixa dos aptos à realização de segundo turno, caso sofram redução no período. São: Volta Redonda, Franca, Blumenau, Ponta Grossa e Anápolis.

Na lista dos maiores colégios eleitorais municipais, os 12 primeiros são capitais. E as três primeiras capitais da lista são do Sudeste. A cidade de São Paulo é o maior município eleitoral do país, com 8 milhões de votantes. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 4,5 milhões de eleitores. Em seguida, vem Belo Horizonte, com 1,7 milhão.

Ao todo, o Estado de São Paulo possui 20 municípios com possibilidades de segundo turno. Há 10 cidades nessas condições no Rio de Janeiro e seis em Minas Gerais. Por outro lado, não haveria segundo turno no Acre, Roraima nem no Tocantins, pois nenhum município desses Estados possui, hoje, mais de 200 mil eleitores.